Por Julimar Pivatto (PMB), com fotos de Wellington Civiero Ferreira (NW Blumenau)
A manhã desta quinta-feira (8/12/16), marcou a formatura dos Agentes Mirins da Defesa Civil de Blumenau. No total, 26 alunos da EEB Hermann Hamann, localizada no bairro Nova Esperança, participaram da cerimônia Salão Nobre. O Programa é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).
O evento também marcou o encerramento das atividades deste ano do Programa Defesa Civil na Escola, que durante 2016 atendeu dez unidades, com aulas sobre prevenção e orientação diante de desastres naturais.
O projeto Agente Mirim é uma extensão do Defesa Civil na Escola. Uma das escolas que participaram será escolhida, em 2017, para receber o projeto. Entre os critérios para a escolha da turma está uma avaliação feita pelos técnicos da Defesa Civil. Mas o principal deles é a própria localização da unidade. A Hermann Hamann, por exemplo, fica próxima a algumas áreas de risco.
O prefeito Napoleão Bernardes ressaltou os investimentos feitos no setor de prevenção de desastres e elencou três pontos: infraestrutura, tecnologia e educação. “Este último é o mais importante. Porque é fundamental saber como lidar com os fenômenos da natureza e essa conscientização e orientação será importante para poupar vidas e diminuir danos”.
O secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, falou da responsabilidade que os agentes mirins terão daqui para frente. “Eles agora são referências na comunidade e levarão a cultura de prevenção para todos. Todos aqui sabem como agir, quando agir e o que fazer diante de situações de risco”.
O agente mirim Samuel Iachinski Castro, de 11 anos, disse ter aprendido muito durante o ano. “Gostei bastante, principalmente das visitas que fizemos no Exército, nos bombeiros e na Nova Rússia. Agora sabemos bastante”.