Temperatura chega a 38°C com sensação térmica acima de 42°C em Blumenau

Afinal, até quando vai esse calorão infernal em Santa Catarina? Temos uma previsão da Epagri/Ciram.

Foto: Soni Robinson Witte

O calor intenso previsto para esta quinta-feira (20/01/22) foi confirmado nos termômetros espalhados em Blumenau. A medição oficial é realizada na estação do AlertaBlu localizada no Parque Ramiro Ruediger.

Por volta das 13h45, a temperatura do ar chegou a 38°C com sensação térmica de 42,3°C. A onda de calor é provocada por uma massa de ar quente que está sobre o Sul do Brasil. Mas temos notícias boas para quem sofre com esse clima.

Segundo a Epagri/Ciram, até metade da semana que vem, os termômetros ainda ficarão entre 33°C e 40°C em todas as regiões de Santa Catarina. Na próxima quinta-feira (27), está prevista a chegada de uma frente fria que deve quebrar o bloqueio atmosférico que vem mantendo essa massa de ar quente.

Mas até lá, nem as noites serão mais frescas, com temperaturas entre 23°C e 27°C, está última na madrugada de hoje (20) em Blumenau.

Muita atenção com o calor se você tem comorbidades

São necessários alguns cuidados importantes com o calor intenso, que podem causar os seguintes problemas por causa de perda de líquidos e sais minerais. A dica é sempre ingerir água e prestar atenção a sinais de desidratação como tontura e queda de pressão, principalmente em crianças e idosos.

Ela também eleva o risco de pedras nos rins, e o desequilíbrio entre fluidos e eletrólitos ameaça esses órgãos especialmente se já existe doença renal, diabetes ou hipertensão.

A perda de água também reduz a pressão e exige que o coração bata rápido, o que favorece ataques cardíacos. Também deixa o sangue espesso, facilitando a formação de trombose e AVCs.

Se você tem problemas respiratórios, saiba que em dias muito quentes e com o ar seco, a mucosa nasal e as vias aéreas ficam mais ressecadas. Isso faz com que o aparelho respiratório fique mais suscetível a asma, bronquite e infecções.