quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioEconomiaAeroporto de Foz do Iguaçu passará por obras de revitalização e ampliação

Aeroporto de Foz do Iguaçu passará por obras de revitalização e ampliação

 

Foto (Arquivo): Marcos Labanca

 

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/ Cataratas, no Paraná, principal porta de entrada de um dos mais importantes destinos turísticos da Região Sul do Brasil, terá capacidade ampliada para 4 milhões de passageiros.

Entre as melhorias estão a ampliação das áreas de check-in, das salas de embarque e do saguão, instalação de quatro pontes de embarque e desembarque e reforma do pátio de aeronaves. O projeto realizado pela Infraero, assim como o andamento dos trabalhos e os benefícios das obras para passageiros e operadores turísticos que atuam no terminal, foram apresentados na última quinta-feira (25/10/18) ao Comtur – Conselho Municipal de Turismo do município. A exposição foi conduzida por Joacir Araujo dos Santos, superintendente da Infraero em Foz do Iguaçu.

O investimento foi estimado em R$ 32,7 milhões, com prazo de entrega da obra para setembro de 2019. Após a ampliação e revitalização, o Aeroporto de Foz Iguaçu poderá movimentar mais de 4 milhões de passageiros, frente aos 2,5 milhões atuais.

Em maio deste ano, também foi assinado um acordo entre a Infraero e a Itaipu Binacional, para ampliação da pista de pousos e decolagens do terminal na fronteira trinacional – Brasil-Argentina-Paraguai -, e para a duplicação da pista de acesso ao aeroporto. O orçamento é de R$ 70 milhões e deverá ser aplicado pela empresa binacional.
O superintendente da Infraero em Foz, Joacir Araujo dos Santos, destacou os benefícios econômicos que virão com os investimentos. “O aeroporto de Foz participará não só da integração nacional, mas também do desenvolvimento do turismo e da economia do país, promovendo geração de empregos e oferta de mais serviços”.

Já o presidente do Comtur, Carlos Silva, disse que os investimentos são um reconhecimento da importância do terminal para o turismo nacional e internacional. “O aeroporto de Foz cresceu 14% no primeiro semestre do ano em número de passageiros, diante de uma média nacional de 4%. Recebemos turistas do Brasil e de todo o mundo, por isso precisamos de um equipamento à altura do nosso turismo”, ressaltou.

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, destacou as melhorias para os usuários após a revitalização. Ele também defendeu a conexão aérea como estratégia para aumentar o número de visitantes no Destino Iguaçu. “A repaginação vai dar um upgrade no nosso aeroporto, garantindo maior acessibilidade, conforto e segurança aos usuários”. “Também vai nos permitir melhorar a conectividade com os países da América do Sul e da América Central. Seremos, em cinco anos, o principal aeroporto da Região Sul do Brasil”, concluiu.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS