Roger Corrêa tinha apenas seis anos quando começou a estudar acordeom. De Guaíba, no Rio Grande do Sul, o instrumento o levou para palcos da Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Marrocos e outros países. Nesta quinta-feira (20/08/26), o destino é Blumenau, onde o músico encontra o All Jazz Quartet para uma noite de jazz contemporâneo com sotaque latino-americano.
O concerto começa às 20h, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes Blumenau (TCGB), no Centro. A entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla. O quarto lote será disponibilizado nesta quarta-feira (19).
Corrêa é o segundo convidado da temporada 2026 do Jazz Catarina. A programação começou com o cantor Kako de Oliveira e ainda terá outros dois encontros até novembro.
No palco, o acordeonista, compositor e improvisador apresenta músicas autorais que misturam referências da tradição latino-americana com a liberdade do jazz contemporâneo. Ao lado do All Jazz Quartet, ele toca composições como Sueño y Estrella, Guaíba e Latino Ibérica, entre outras obras de seu repertório.

Do Sul do Brasil para festivais internacionais
Natural de Guaíba, Corrêa passou pelo projeto Fábrica de Gaiteiros, idealizado por Renato Borghetti. Depois de construir uma trajetória ligada à música regional do Sul, abriu espaço no repertório para choro, samba, jazz e música instrumental brasileira.
Hoje radicado em Florianópolis, desenvolve uma linguagem que coloca a tradição latino-americana em conversa direta com a improvisação.
A carreira também atravessou fronteiras. Corrêa já se apresentou na Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Marrocos, Guatemala, Chile, Uruguai e Argentina. No currículo aparecem festivais como Jazzahead, na Alemanha, Stuttgart Latin Jazz Festival e Veneza Jazz Festival.
Ele também já dividiu o palco com Paquito D’Rivera, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Luis Salinas, Alegre Corrêa e Javier Colina. Na discografia estão os álbuns Sul em Aquarela, lançado em 2021, e Latino Ibérico, de 2024.

Um quarteto de Blumenau
Quem recebe Corrêa é um grupo formado por músicos blumenauenses. O All Jazz Quartet reúne Caio Fernando, nos baixos elétrico e acústico; JP Batera, na bateria; Rafa Girardi, nos teclados e piano; e Suelen Mondini, no saxofone.
O repertório do quarteto não fica preso a uma única linguagem. Passa pelo jazz, música brasileira, funk e pop, em um projeto que também busca incentivar a cultura e aproximar novos públicos da música instrumental.
A relação do grupo com o Jazz Catarina vem de 2022, quando foram realizados shows com nomes da cena instrumental catarinense, como Ozéias Rodrigues, Fabio Oliveira e Braion Zabel.
Em 2023 e no início de 2024, o quarteto levou a música também para fora das salas de concerto, com a primeira edição do Jazz na Rua. Foram apresentações gratuitas em espaços públicos de Blumenau, além de concertos didáticos em escolas da rede pública.
Já em 2024, a segunda edição do Jazz Catarina promoveu quatro apresentações com instrumentistas catarinenses e recebeu também o saxofonista Derico Sciotti, conhecido pela participação no Sexteto do Programa do Jô.
Temporada segue até novembro
Depois da apresentação com Roger Corrêa, o calendário de 2026 terá o guitarrista Mazin Silva como convidado no dia 28 de outubro. Em 11 de novembro, será a vez do saxofonista Samuel Pompeo. Os dois concertos serão às 20h, no Teatro Carlos Gomes Blumenau, também com entrada gratuita.
O projeto inclui ainda quatro pocket shows em formato de concertos didáticos para estudantes da rede pública de Blumenau. A proposta é ampliar o contato dos alunos com a música instrumental e ajudar na formação de novos públicos.
A 3ª edição do Jazz Catarina foi viabilizada por meio da Lei nº 17.942, de 12 de maio de 2020, e conta com incentivo de Altenburg, Fort Atacadista e DC Distribuidora.
3ª edição do Jazz Catarina — All Jazz Quartet convida Roger Corrêa
Data e horário: quinta-feira (20/08), às 20h
Local: Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
Entrada: gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla
4º lote de ingressos: quarta-feira (19)
Classificação: livre
Canto Daqui apresenta turnê gratuita de música italiana por Santa Catarina





