segunda-feira, 17 janeiro 2022
InícioBairrosCentroAções de meio ambiente e espiritualidade fizeram parte da Rota de lazer

Ações de meio ambiente e espiritualidade fizeram parte da Rota de lazer

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_19

 

Entrevistas e fotos: João Paulo Taumaturgo e Alcione Alvim da Silva

Neste domingo (5/6/16), quando se comemora o Dia da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu mais uma Rota do Lazer, quando a Rua XV de Novembro fica interditada das 7h às 17h. No Centro de Blumenau, algumas pessoas caminhavam e passeavam de bicicleta, mesmo com o dia nublado ameaçando chover.

 

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_18

 

A calmaria da rua também acabou sendo uma oportunidade para alguns aproveitarem e fazerem reformas como nesse prédio, no número 1.393, localizado próximo ao Edifício Brasília.

 

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_14

 

A FAEMA montou uma barraca na frente da escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, que faz parte da programação do Junho Verde. Juliana Budag, educadora ambiental do órgão, era uma das pessoas que distribuía mudas de árvores nativas frutíferas no local. “Essa ação começou às 8h e termina ao meio dia, onde estamos distribuindo mudas de ipê amarelo, araçá, ameixa amarela, gru me chama, cerejeira do mato, entre outras”, comentou.

 

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_17

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_16

 

Juliana lembrou que entre tantos eventos do dia ligados ao meio ambiente, aconteceu uma visita guiada ao Parque São Francisco de Assis, o passeio ciclístico do Colégio Menino Jesus, iniciado às 10h na Rua dos Caçadores,  entre outros. Durante a semana terão algumas ações em empresas como a Karsten. Também será exibido o filme “Menino e o mundo” em vários locais como o SESC e Espaço Plural.

 

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_13

Rota-Lazer_Faema_5-6-16_15

 

Um grupo de pessoas chamou a atenção na frente do prédio no número 717, próximo ao Shopping H. Elas estendiam a mão sobre o rosto de outras pessoas, em algo que parecia ligado a uma prática religiosa.

 

Rota-Lazer_5-6-16_06

 

No local estavam quatro jovens que vieram de Florianópolis neste domingo de manhã. Eram a Beatriz, Alessandra, Clara e Isadora, que ajudavam a divulgar a Arte Mahikari, que difunde a purificação e elevação espiritual. É uma prática de imposição da mão através de da energia originária do Japão, ainda pouco conhecida na cidade e com poucos participantes.

Segundo elas, não tem relação religiosa. Um material impresso descrevia: “A arte Mahikari tem como prática principal transmitir, através da imposição da mão, a energia proveniente do universo trazendo através da prática, a purificação do aspecto espiritual, emocional e físico, essenciais à vida”.

 

Rota-Lazer_5-6-16_08

Rota-Lazer_5-6-16_07

 

Rota-Lazer_5-6-16_04

 

Na Rua XV de Novembro, nº 717, 1º andar, está localizada a sede, que atende três dias por semana, onde a participação é gratuita. As jovens voltaram para a capital logo ao meio dia. Segundo elas, entraram nessa prática (que não é uma religião) desde os 10 anos.

 

Rota-Lazer_5-6-16_14

 

Alunas do CEDUP Hermann Hering, que hoje é dirigido pelo professor Osvaldo da Silva Sobrinho, estavam distribuindo sementes de girassol em um pacote plástico. Elas participam de um projeto coordenado pela professora Jaqueline Lanzer chamado “O mundo somos nós”.

 

 

Rota-Lazer_5-6-16_13
Um trabalhador executava o serviço que faz parte da restauração do telhado da antiga Casas Peiter e futura Blubel Esportes. Depois de pronto, as pessoas não fazem ideia de quão meticuloso é esse trabalho. O profissional içado por um guincho fazia o trabalho com muito esmero, onde o resultado final deve seguir o projeto arquitetônico original.

 

Rota-Lazer_5-6-16_12

Rota-Lazer_5-6-16_15

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS