Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

ACIG alerta empresários de Gaspar sobre ligação telefônica com golpe do registro de marcas

 

 

 

O empresário recebe uma ligação de um representante de uma empresa que faz registro de marcas e patentes de outro estado e recebe a informação de que ele pode perder a sua marca porque ela está sendo solicitada por um CNPJ mais antigo. Trata-se de um golpe antigo, mas que tem assustado muitos empreendedores em Gaspar.

O alerta da Associação Empresarial da cidade (Acig) é manter a calma e buscar informação. “Não é tão simples assim. Os golpitas estão usando da fragilidade do momento, da vulnerabilidade do empresariado para atraí-los para uma cilada que envolve uma perda significativa em dinheiro, além de trazer muitas preocupações. O fato é que se um empreendedor tem o seu registro de marcas regularizado, pode ficar mais tranquilo ao receber uma ligação dessas”, explica a Ana Bilbao, mestre em Propriedade Intelectual e Inovação.

Ela lembra ainda que em qualquer circunstância, o empresário não deve tomar nenhuma medida antecipada e o melhor a fazer é buscar informação correta, seja com uma empresa de sua confiança especializada no assunto ou mesmo na Acig, que tem soluções para este tipo de serviço e pode dar o encaminhamento necessário para cada caso. “A gente se preocupa em dar todo o suporte que o empresário precisa para gerir seu negócio da melhor maneira possível. Por isso disponibilizamos este tipo de serviço para que o associado tenha respaldo e entenda que somos uma entidade que está a serviço dele, tudo o que fazemos é para o fomento da classe empresarial da nossa cidade, para crescermos juntos”, aponta Nelson Bornhausen presidente da Acig.

No entanto, Ana comenta que, apesar de ser um golpe, a mensagem é de alerta para a importância de se proteger de sua marca porque é uma segurança que o empresário tem com o seu negócio. “Registar a marca é investimento e uma garantia. Uma marca sólida, conhecida no mercado precisa estar protegida. É desesperador para um empresário passar anos construindo a imagem do seu negócio, imprimindo significado e referência naquele trabalho e de repente ver o nome da sua empresa ir embora, literalmente, porque não tem o registro. E isso pode acontecer.”, ilustra.

Nesse processo, segundo a especialista, cabe ainda mais uma observação: se o empresário não tem esse registro de marcas e patentes e decidiu por fazê-lo, atenção para o prestador de serviço que vai contratar para executar o processo. A contratação equivocada pode pesar no bolso. “Existe uma série de exigências a serem seguidas para obter o registro do nome do empreendimento e algumas taxas obrigatórias. O que acontece é que o valor dessas cobranças pode ficar muito além do que é realmente necessário quando o prestador do serviço não segue o caminho correto”, comenta Ana.

Tags ,

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top