A Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) enviou nesta quarta-feira (4/06/25) uma carta à bancada catarinense de deputados federais pedindo que votem contra o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), proposto pelo Governo Federal. A entidade também solicita que os parlamentares derrubem os decretos editados pelo Executivo sobre o tema.
No documento, a ACIB ressalta que a entidade defende a redução da carga tributária nacional e critica a atual distribuição dos recursos arrecadados. “Num país que cobra cerca de 40% do PIB em tributos, como é o caso do Brasil, já passou da hora, faz tempo, de tratar seriamente de diminuí-la”, afirma o texto.
Outro ponto destacado é o desequilíbrio entre o que Santa Catarina arrecada e o que recebe de volta. Segundo dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), para cada R$ 100 enviados à União, apenas R$ 30 retornam ao estado. A ACIB informa que seguirá acompanhando o tema e aguarda a posição dos parlamentares.
A motivação do posicionamento está no pacote de medidas anunciado pelo Ministério da Fazenda no dia 22 de maio, que propõe o aumento do IOF sobre operações de crédito, especialmente para empresas, previdência privada e câmbio. A medida padronizou em 3,5% a alíquota do IOF sobre transações com cartão de crédito no exterior e operações de câmbio. Diante da repercussão negativa, o governo adiou a apresentação oficial do pacote para a próxima semana.