Ação na escadaria da catedral marcará o Dia Mundial da Saúde em Blumenau

Na quinta-feira (7/04), quem passar pelo local pode receber orientações sobre temas como nutrição, saúde masculina, feminina e do idoso, além de doenças crônicas não transmissíveis.

Imagem ilustrativa

A quinta-feira (7/04/22), Dia Mundial da Saúde, será marcada por um ato simbólico das equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau. O tema deste ano é “Nosso Planeta, nossa saúde”.

Entre às 9h e 15h, uma ação na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro da cidade, dará orientações sobre nutrição, saúde do homem, da mulher e pessoa idosa, além de doenças crônicas não transmissíveis.

Também será possível aferir a pressão arterial e os idosos atendidos no SUS poderão receber a Caderneta de Saúde do Idoso. Também será feita distribuição de mudas de árvore, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas).

O médico clínico geral e diretor da atenção básica, Claudio Pilotto destaca a importância de a população estar atenta aos sinais do corpo. “O Dia Mundial da Saúde é uma data para lembrar a população, da importância de estar atenta aos sinais do corpo. Mas também, promover a saúde antes dos problemas de saúde surgirem. É importante que o cidadão promova seu bem-estar e saúde. Isso significa cuidar da alimentação, praticar alguma atividade física e adotar hábitos saudáveis”, afirma. O médico lembra ainda da importância de cuidar da saúde do corpo e da saúde mental.

Na rede pública de saúde, diversos profissionais desenvolvem atividades de promoção da saúde. São atividades que podem ser feitas em grupos ou atendimentos individualizados. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS estão entre as possibilidades gratuitas disponibilizadas à população. Os tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e populares integrados a ciência moderna, também podem ser usadas como tratamentos complementar em algumas doenças crônicas.

Além disso, os blumenauenses contam com suporte em situações que envolvam combate ao tabagismo, acolhimento de pessoas que enfrentam dificuldades com álcool e outras drogas, além de outros serviços.

O Dia Mundial da Saúde

A data é celebrada desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembléia Mundial da Saúde, em 1948.

Práticas Integrativas e Complementares

De acordo com definição do Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e populares integrados a ciência moderna. Também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Todo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ter acesso às práticas integrativas com profissional especializado. A implementação das práticas nas unidades de saúde acontece à medida que a unidade tem o profissional qualificado. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da residência.