Ação deste sábado quer conscientizar comunidade sobre descarte de lixo no ribeirão Fortaleza

Lixo no ribeirão Fortaleza, retirado das grades do dique e que prejudicam o funcionamento da estrutura

 

Neste sábado (17/03/18), a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), realizará uma ação de conscientização no bairro Fortaleza. O evento acontecerá no Pôlder de Contenção do Rio Itajaí-Açu (PI5) Ednir Carlos Veneri, conhecido como Dique da Fortaleza.

Entre às 9h às 12h, a comunidade da região receberá folders informativos sobre o funcionamento do dique.  e dos cuidados que todos devem ter em relação ao ribeirão. O objetivo é sensibilizar a população local sobre a importância de não descartar lixo e entulhos no ribeirão da Fortaleza.

De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, a parceria com a comunidade é essencial para que o dique funcione corretamente. “É preciso manter toda a região longe de entulhos e lixo, pois essa falta de cuidado pode acabar trazendo problemas como o mau cheiro, animais indesejados, doenças graves (leptospirose e hepatite), entupimento da boca de lobo e tubulações, enxurradas, alagamentos, entre outros”, destaca.

As orientações são:

  • Não jogue lixo no chão, use as lixeiras;
  • Armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados;
  • Saiba quais os dias de coleta, evitando depositar o lixo com multa antecedência;
  • Não Jogue entulho (pneus, móveis, eletrodomésticos, restos de materiais de construção, etc.) em barrancos, margens de ribeirões, terrenos baldios e fundos de vale;
  • Se necessário, contrate o serviço de leva entulho, porque pode sair mais caro o prejuízo causado pelos alagamentos e cheias.

Em caso de chuva, a ação poderá ser adiada.