sexta-feira, 17 setembro 2021
InícioEventosAção deste sábado quer conscientizar comunidade sobre descarte de lixo no ribeirão...

Ação deste sábado quer conscientizar comunidade sobre descarte de lixo no ribeirão Fortaleza

Lixo no ribeirão Fortaleza, retirado das grades do dique e que prejudicam o funcionamento da estrutura

 

Neste sábado (17/03/18), a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), realizará uma ação de conscientização no bairro Fortaleza. O evento acontecerá no Pôlder de Contenção do Rio Itajaí-Açu (PI5) Ednir Carlos Veneri, conhecido como Dique da Fortaleza.

Entre às 9h às 12h, a comunidade da região receberá folders informativos sobre o funcionamento do dique.  e dos cuidados que todos devem ter em relação ao ribeirão. O objetivo é sensibilizar a população local sobre a importância de não descartar lixo e entulhos no ribeirão da Fortaleza.

De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, a parceria com a comunidade é essencial para que o dique funcione corretamente. “É preciso manter toda a região longe de entulhos e lixo, pois essa falta de cuidado pode acabar trazendo problemas como o mau cheiro, animais indesejados, doenças graves (leptospirose e hepatite), entupimento da boca de lobo e tubulações, enxurradas, alagamentos, entre outros”, destaca.

As orientações são:

  • Não jogue lixo no chão, use as lixeiras;
  • Armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados;
  • Saiba quais os dias de coleta, evitando depositar o lixo com multa antecedência;
  • Não Jogue entulho (pneus, móveis, eletrodomésticos, restos de materiais de construção, etc.) em barrancos, margens de ribeirões, terrenos baldios e fundos de vale;
  • Se necessário, contrate o serviço de leva entulho, porque pode sair mais caro o prejuízo causado pelos alagamentos e cheias.

Em caso de chuva, a ação poderá ser adiada.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS