Dormir nas ruas expõe a riscos que vão além do frio (hipotermia) deste inverno de 2025. Violência, doenças, insegurança e a constante falta de privacidade fazem parte da rotina de quem vive nessas condições. Mas por que algumas pessoas continuam nas ruas, mesmo quando há oferta de abrigo? Seria medo, trauma, dificuldade de adaptação? Talvez histórias marcadas por perdas, vícios, rompimentos familiares ou saúde mental fragilizada?
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Essas são perguntas que nem sempre têm resposta clara. E foi com esse olhar que a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), realizou mais uma ação de abordagem entre a noite de terça-feira (19/08/25) e a madrugada desta quarta (20).
A equipe percorreu nove bairros — Centro, Garcia, Progresso, Nova Rússia, Vorstadt, Vila Nova, Velha, Itoupava Seca e Itoupava Norte — e abordou 19 pessoas em situação de rua. Oito aceitaram acolhimento e foram levadas a abrigos ou à casa de passagem.
Atendimento imediato e encaminhamento ao Centro POP
As pessoas que aceitaram o atendimento foram levadas para espaços preparados para oferecer segurança, alimentação, banho e acolhimento emergencial. Durante o dia, essas mesmas pessoas foram encaminhadas ao Centro POP, onde recebem suporte psicossocial, orientações e novos encaminhamentos.
A ação faz parte de um trabalho contínuo da Semudes. Mesmo com estrutura disponível, muitos ainda recusam ajuda. As equipes respeitam essas decisões, mas seguem insistindo, porque sabem que cada tentativa pode abrir caminho para uma mudança.
Rede de apoio ao alcance da população
Blumenau mantém serviços permanentes voltados à população em situação de rua:
Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário em abrigos e casa de passagem.
Centro POP: Destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Atendimento de segunda a sexta-feira (7h às 18h), na Rua Rudolf Roedel, 147, no bairro Salto Weissbach.
Encaminhamentos e reintegração: as equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Há também a possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.
Presença constante, mas desafio permanente
O prefeito Egídio Ferrari afirma que o município segue oferecendo suporte completo a quem deseja sair das ruas. O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforça que a comunidade também pode ajudar, acionando a abordagem social sempre que identificar alguém precisando de apoio.
A presença recorrente dessas ações mostra o esforço da Prefeitura. Mas também revela que o problema é maior do que uma noite fria ou uma oferta de abrigo. Exige empatia, paciência e a consciência de que, por trás de cada recusa, pode haver uma história que ainda não foi contada.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





