Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Abordagem Social faz ação com pessoas em situação de rua na Ponte do Tamarindo

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio do Serviço da Abordagem Social, fez nesta quinta-feira (28/05/20), a Operação Ponte Tamarindo, na região da Ponte Wilson Pedro Kleinubing, conhecida também como Ponte do Tamarindo. O objetivo desta ação foi proteger as pessoas em situação de rua do frio e da pandemia do coronavírus (COVID-19), e depois encaminhá-las para os serviços da Semudes e abrigos.

 

 

Sete usuários que estavam no local foram encaminhados para atendimento no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), onde receberam alimentação, cuidados de higiene e atendimento psicossocial. Destes usuários, três aceitaram ir para os abrigos, outros quatro vão continuar recebendo os atendimentos diários do Centro POP.

Os usuários também receberam máscaras, para proteger da contaminação pelo coronavírus (COVID-19). Vale ressaltar, que nos abrigos são mantidos todos os protocolos de higiene e limpeza para evitar a disseminação do vírus, além do distanciamento social entre usuários e a equipe de atendimento.

 

 

Esta ação foi uma parceria entre a Semudes, Polícia Militar, Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Estes órgãos trabalham em conjunto para identificar as pessoas em situação de rua, encaminhá-las para os serviços e fazem a limpeza do local onde elas foram abordados. Estas ações estão programadas para acontecer uma vez por semana, sempre em algum espaço diferente da cidade.

A Abordagem Social é o serviço que está constantemente nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua, ofertando os outros serviços da Secretaria e entregando cobertores e máscaras para esse público. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, nos finais de semana e feriados das 10h às 22h. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510.

 

Abrigo Municipal de Blumenau, na Rua Rudolf Roedel, nº 147, no bairro Salto Weissbach

 

Atendimento para população em situação de rua

Desde o início da quarentena, em 19 de março, a Semudes intensificou o atendimento para a população em situação de rua que é um dos grupos de risco do coronavírus (COVID-19). Foram abertos dois abrigos provisórios em parceria com Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul e Igreja Evangélica Livre (IEL) e outro destinado somente às pessoas em situação de rua que estão em isolamento por suspeita da doença.

Os usuários que não aderem aos serviços dos abrigos recebem os atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Eles recebem alimentação, higiene pessoal e atendimento psicossocial. O Centro POP atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

 

Posts relacionados

Top