Abóbora gigante é colhida em um sítio no Oeste de Santa Catarina

Foto: Viviane Cenci Formagini
Foto: Viviane Cenci Formagini

 

Uma família de um sítio em Concórdia, Oeste de Santa Catarina, foi surpreendida por essa enorme abóbora. As sementes foram trazidas pelo sogro da moradora Viviane Cenci Formagini de Piratuba (SC), cidade próxima e conhecida pelas águas termais.

O legume gigante foi colhido ainda verde, após dois meses de seu plantio, porque insetos já o atacavam e corria risco de apodrecer. De tão grande, a abóbora que em média não passa de 20 Kg, nem pode ser pesada na balança de Viviane, que tem capacidade para no máximo 30 Kg.

O destino? Segundo a moradora, virar comida doce ou salgada. Que o sabor seja deliciosamente tão enorme quanto a abóbora. Surpreendente também, são os benefícios desse legume.

As abóboras são de baixo valor calórico, com cerca de 25 calorias por 100 gramas de consumo, além de serem ricas em carboidratos e fibras alimentares. Ela também contêm vitaminas A, B, C, E e K; além de minerais, como Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Manganês e Zinco.

Suas sementes contêm fitoesteróis, que são conhecidos por reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Os fitoesteróis limitam a absorção de colesterol no corpo.