quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioClimaAberturas de sol entre a manhã e tarde, com chance de temporal...

Aberturas de sol entre a manhã e tarde, com chance de temporal à noite em Blumenau

 

Paisagem a partir do SAMAE | Foto: Júlio Pollhein

 

Presença e variação de nebulosidade e aberturas de sol entre a manhã e a tarde deste sábado (15/12/18) em Blumenau. Depois desse período, há condição para pancadas de chuva e trovoadas devido à atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera e ao calor. Não se descarta o risco para temporais isolados, com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e chuva intensa de curta duração.

A previsão é da temperatura máxima não passar dos 34°C, enquanto a mínima registrada pelo Alerta Blu foi às 5h, quando fez 23,4°C. Vento fraco de noroeste, passando a quadrante leste.

Santa Catarina – Muitas nuvens em todas as regiões, com aberturas de sol pela manhã do Planalto ao Litoral. Pela manhã mais encoberto com pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste e aberturas de sol durante a tarde. Risco de temporais localizados com ventania e granizo durante a tarde e noite especialmente no Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Norte. A massa de ar quente permanece no Estado, mas já está em deslocamento uma nova frente fria pelo litoral.

 

Domingo (16)

Blumenau – Domingo inicia com sol entre nuvens em Blumenau e temperatura mínima entre 20 e 22°C. A temperatura se eleva rapidamente e a máxima oscila entre 33 e 35°C à tarde. Ao final do dia, por conta da atuação de um cavado em níveis baixos da atmosfera e do aquecimento superficial, ocorrem para pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de temporais isolados. Vento fraco de noroeste, passando a nordeste à noite.

Santa Catarina – Tempo instável com nebulosidade variável, com chuva localizada na madrugada e manhã no Oeste e Meio Oeste, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões aberturas de sol pela manhã e pancadas de chuva com raios entre a tarde e noite. Persiste o risco de temporais localizados com ventania e granizo, associados à chuva na tarde e noite. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado, você sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Massa de ar quente e conformação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde.

 

Segunda-feira (17)

Blumenau – O tempo pouco muda na cidade. Entre a manhã e a tarde, predomínio de sol entre nuvens, temperatura elevada e sensação térmica de calor. Mínima variando entre 21 e 23°C e máxima entre 35 e 37°C. O calor e a propagação de um cavado em níveis baixos da atmosfera favorecem a formação de áreas de instabilidade e, por isso, entre a tarde e a noite, há condição para pancadas de chuva, trovoadas e risco para temporais isolados. Vento fraco de noroeste, passando a sudeste/ leste a partir da tarde.

Santa Catarina – Nebulosidade variável com aberturas de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia, com raios e temporais localizados (com risco de granizo) sobretudo no período da tarde e noite principalmente do Meio Oeste ao Litoral. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado. Vento nordeste/noroeste com variações de sudeste na quarta-feira, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

 

Terça-feira (18)

Blumenau – Presença e variação de nuvens, temperaturas elevadas e condição para pancadas de chuva e trovoadas ao final dos dias em função do intenso aquecimento superficial e da atuação de cavados em níveis baixos da atmosfera. Mantém-se o risco para temporais isolados. Mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 36 e 38°C.

Santa Catarina – Nebulosidade variável com aberturas de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia, com raios e temporais localizados (com risco de granizo) sobretudo no período da tarde e noite principalmente do Meio Oeste ao Litoral. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado. Vento nordeste/noroeste com variações de sudeste na quarta-feira, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

 

Tendência para SC, entre 20 a 29 de dezembro de 2018

Período com previsão de chuva frequente em Santa Catarina, concentradas especialmente no período da tarde e noite, e por vezes na madrugada, característica de verão. A temperatura ameniza um pouco e, nos dias com predomínio de sol, chega supera os 30°C à tarde, na maioria das regiões.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS