Aberto o agendamento para vacinação contra Covid-19 de idosos com 71 anos ou mais

A doses serão aplicadas neste sábado (27/03), no Parque Vila Germânica. Confira mais detalhes.

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau abriu nesta sexta-feira (26/03/21), o agendamento para que idosos com 71 anos ou mais possam receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. São cerca de mil doses com destinação exclusiva para esta faixa etária.

O agendamento deverá ser feito clicando aqui e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). A vacinação acontece neste sábado (27), no Setor 1 do Parque Vila Germânica. Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Vale ressaltar que as doses fazem parte de um lote enviado pelo Governo do Estado para esta faixa etária e que a expectativa do município é complementar a vacinação com a chegada de novas remessas do imunizante. Desta forma, a liberação das agendas está vinculada ao recebimento de novos lotes de vacinas. A expectativa é de que no sábado (27), o município disponibilize agendamento para que idosos com 70 anos ou mais realizem a vacinação no domingo, dia 28.

Declaração médica

Em todas as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, conforme cronograma de vacinação, pacientes transplantados, com doenças reumáticas imunomediadas, gestantes, lactantes, pacientes imunodeprimidos por doença oncológica ou HIV positivo, devem apresentar declaração médica autorizando a aplicação da vacina.

Vacinação de pessoas acamadas

Pessoas que estejam acamadas e não conseguem se locomover também podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2). As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa. Equipes das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão fazendo um trabalho de busca ativa para identificar e agendar a aplicação da vacina neste público.

Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]