quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioArtigoA última ponte! (Ou “Que ponte queremos para o futuro?”)

A última ponte! (Ou “Que ponte queremos para o futuro?”)

Ponte restaurada entregue em novembro de 2017

 

Por Marcos Schroeder, Presidente do IHB (Instituto Histórico de Blumenau)

A ponte do Badenfurt, construída possivelmente no início do século XX, é a última remanescente deste tipo de construção em Blumenau, portanto merece toda nossa atenção! Foi, durante décadas, mantida e preservada por uma importante indústria daquele bairro. No início da década de 80 foi reformada, mas por falta uma política pública de preservação patrimonial, acabou sendo esquecida e renegada ao segundo plano.

Agora, depois de ter sido esquecida por muitos anos, sem receber o devido cuidado e manutenção se cogita sua retirada.

O Instituto Histórico de Blumenau (IHB), como membro do conselho do Conselho de Patrimônio Cultural Edificado (COPE) tem defendido com firmeza nosso patrimônio cultural e por isso, também manifestou-se contrário ao projeto de derrubada da ponte!

Defendemos a manutenção da ponte no local onde se encontra, ou próximo dali, para ser utilizada por pedestres e ciclistas, através de projetos para buscar verbas conforme legislação existente.

Esta ponte, mais do que um importante – e único do seu tipo – símbolo do passado, pode representar muito bem uma ponte para o futuro! No qual se mantém, preserva e valoriza nosso patrimônio cultural em sintonia com os projetos de revitalização e exploração turística da Usina do Salto, do Rio Itajaí e do roteiro de cervejarias.

A ponte representa muito mais do que uma construção velha e mal utilizada! Ela é um testemunho das técnicas construtivas do passado, um diferencial arquitetônico e cultural de nossa região que atrai turistas que vem em busca de traços marcantes, autênticos e singulares da nossa herança cultural, alavancando desta forma o comércio, indústria e prestação de serviços.

Existem alternativas para sua preservação, basta boa vontade do poder público e apoio da iniciativa privada para termos uma solução viável e exequível. Venha e ajude-nos a preservar a ponte!

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS