quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioClimaA semana inicia com sol entre nuvens e previsão de temperatura máxima...

A semana inicia com sol entre nuvens e previsão de temperatura máxima em torno dos 32°C

Foto: Michele Lamin

 

A semana inicia em Blumenau com sol entre nuvens e temperatura em rápida elevação. À tarde faz calor e a máxima varia entre 30 e 32°C. Entre o final da tarde e noite desta segunda-feira (24/09/18), há condição para chuva isolada e trovoadas devido ao avanço de áreas de instabilidade associadas a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente e uma frente fria no oceano.

Neste momento (8h35min), faz 21,2°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 3h, quando estava 19,5°C. O rio Itajaí-Açu está com 75 cm e a umidade relativa do ar em 89,1%. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste ao final do dia.

Santa Catarina – Predomínio de nuvens, condição de chuva do Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia. Para as demais regiões, a chance de chuva é menor e mais para o período da tarde e noite de forma isolada. A temperatura diminui um pouco devido à nebulosidade, mas o tempo fica abafado. Vento noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas. Uma frente fria se desloca pelo oceano.

 

Terça-feira (25)

Blumenau – O cavado em níveis baixos da atmosfera favorece a presença e variação de nebulosidade. Ainda assim, o sol aparece e auxilia a elevação da temperatura. Mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 26 e 28°C. Ventos fracos de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol e condição de chuva. Risco de temporais isolados com granizo. Temperatura mais amena nas áreas com mais nebulosidade. Vento variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (26)

Blumenau – O tempo continua instável devido atuação de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade e períodos de melhoria se alternam com chuva isolada, especialmente entre a madrugada e a manhã. Mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 26 e 28°C. Ventos fracos de sudoeste, passando a noroeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva em todas as regiões catarinense. Risco de temporais isolados com granizo, devido a um sistema de baixa pressão. No fim do dia, previsão de melhora. Temperatura mais amena devido à nebulosidade. Vento variável de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (27)

Blumenau – Cavados ainda mantém a presença e variação de nebulosidade. As aberturas de sol auxiliam a elevação da temperatura. No fim do dia, há condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas. Mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 25 e 27°C. A chuva continua entre a madrugada e a manhã da sexta-feira ainda devido a atuação do cavado em níveis baixos da atmosfera. Ao longo do dia, a condição para chuva diminui e ocorrem períodos de melhoria. Mínima 19 e 21°C e máxima entre 26 e 28°C

Santa Catarina – Presença de sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite do Oeste ao Planalto Sul. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens à tarde. Temperatura em elevação, com vento de noroeste a nordeste do Oeste aos Planaltos e de sudeste a nordeste no Litoral e Vale do Itajaí, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (28)

Blumenau – A chuva continua entre a madrugada e manhã, devido a atuação do cavado em níveis baixos da atmosfera. Ao longo do dia, a condição para chuva diminui e ocorrem períodos de melhoria. Mínima 19 e 21°C e máxima entre 26 e 28°C

 

Tendência para SC, entre 28 de setembro a 8 de outubro de 2018

Setembro termina e no começo de outubro com condição de pancadas de chuva frequente, por vezes com acumulados significativos de chuva e associadas à temporais, característica da primavera, devido a passagem de duas frentes frias (dias 28/09 e 02/10) e influência de áreas de baixa pressão. A temperatura vai oscilar conforme a nebulosidade, ou seja, dias com períodos mais prolongados de sol serão mais quentes, no período.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS