terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioClimaA segunda (24/06) começou com temperatura de 14,9°C que deve dobrar com...

A segunda (24/06) começou com temperatura de 14,9°C que deve dobrar com o predomínio do sol

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

O resfriamento noturno associado à calmaria dos ventos na madrugada e a alta umidade do ar favoreceram a formação de nevoeiro no amanhecer desta segunda-feira (24/06/19) em Blumenau. No decorrer da manhã a nebulosidade se dissipa dando lugar a um dia com tempo firme e predomínio de sol.

Agora (10h12min), faz 17,7°C com previsão de não passar dos 29°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 5h, quando fez 14,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 75 cm e a umidade relativa do ar em 95%. Vento fraco de noroeste.

Santa Catarina – Temperatura mais amena no início e final do dia, que depois aumenta com o predomînio do sol entre as nuvens. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado, com uma massa de ar seco influenciando o estado.

 

Terça-feira (25)

Blumenau – O vento de noroeste que desloca ar seco e quente do interior do continente (condição típica pré-frontal, antes da passagem de uma frente fria) favorece a presença do sol bem como a elevação da temperatura, com máxima elevada para a época do ano, entre 29 e 31°C à tarde. Temperatura mínima entre 14 e 16°C.

Santa Catarina – Nevoeiros ao amanhecer com sol e algumas nuvens. A partir da tarde condição de chuva e trovoadas no Oeste, atingindo o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul à noite. Temperatura em elevação, com vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. No fim do dia o vento vira para sul do Oeste ao Litoral Sul. A frente fria que se desloca pelo Rio Grande do Sul chega em Santa Catarina à tarde e noite.

 

Quarta-feira (26)

Blumenau – Uma frente fria avança pelo Estado provocando pancadas de chuva com trovoadas nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia, a medida que a frente fria se afasta rapidamente para o mar, a condição para chuva diminui. A temperatura mínima ocorre à noite e oscila entre 13 e 15°C e máxima entre 19 e 21°C.

Santa Catarina – Tempo instável com chuva e temporais isolados na madrugada e manhã, influenciados pela chegada da frente fria. No decorrer do dia, o tempo melhora em boa parte do estado. A temperatura baixa bastante com o avanço de uma massa de ar frio. Vento sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

 

Quinta-feira (27)

Blumenau – Uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil deixando o tempo estável em Blumenau e provocando queda na temperatura. A mínima deve ficar entre 11 e 13°C no início da manhã e a máxima variando de 22 a 24°C à tarde.

Santa Catarina – Nevoeiros ao amanhecer, que depois se dissipam dando lugar ao sol acompanhado de algumas nuvens. Temperatura baixa em todas as regiões e próxima de 0°C na serra catarinense. Condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com presença de vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 29 de junho e 8 de julho de 2019

Nos dias 29 e 30, uma nova frente fria passa pelo estado, provocando chuva mal distribuída. Após a passagem da frente fria, a temperatura diminui novamente com a chegada de uma massa de ar frio. Próximo aos dias 2 e 3 de julho, outra frente fria deve deslocar pelo sul do Brasil, provocando chuva e na sequência novo declínio de temperatura com condição de geada especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, nas madrugadas entre os dias 4 e 7.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS