segunda-feira, 17 janeiro 2022
InícioVale do ItajaíGasparFranciele Back, de 28 anos, será a primeira mulher a presidir a...

Franciele Back, de 28 anos, será a primeira mulher a presidir a Câmara de Gaspar

Apenas um homem fará parte da mesa diretora de 2022. Confira o perfil da jovem política que está em seu segundo mandato.

Um dia para ficar na história política de Gaspar (SC). Na noite desta quinta-feira (9/12/21), Franciele Daiane Back (PSDB), foi eleita a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores da cidade. Apenas um homem ficou na mesa diretora, porque a primeira e segunda secretarias também foram ocupadas por vereadoras.

A jovem de 28 anos, que está em seu segundo mandato, obteve o voto dos 12 vereadores presentes e estará à frente da casa legislativa no ano de 2.022. “Tenho o objetivo de focar na comunicação da câmara, aproximar, por meio das redes sociais, os cidadãos do dia a dia da Casa de Leis. Esse é o maior desafio hoje dentro da Câmara, já que são poucas as pessoas que se interessam por política e que acompanham os trabalhos dos parlamentares”, destacou Franciele.

A mesa diretora ficou composta com os seguintes vereadores:

  • Presidente – Franciele Daiane Back (PSDB)
  • Vice-presidente: Giovano Borges (PSD)
  • Primeira-secretária – Zilma Monica Sansão Benevenutti (MDB)
  • Segunda-secretária – Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos (PP)

Perfil da presidente eleita:

Franciele Back, 28 anos, está no segundo mandato como vereadora do Município de Gaspar, sendo eleita a vereadora mais jovem da cidade, quando disputou sua primeira eleição em 2016, e a mais votada com 1568 votos em 2020, tornando-se a mulher a receber a maior votação para o Legislativo Municipal na história política de Gaspar.

Filha de Aldo e Marlise Back, Franciele sempre morou no distrito Belchior, onde frequentou o Centro de Desenvolvimento Infantil Irmã Cecília Venturi e a Escola de Educação Básica Frei Policarpo, ambas no bairro Belchior Alto. É graduada em Jornalismo pela UniSociesc, tem experiência em redação, marketing político, campanhas eleitorais e mídias digitais. Militante do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde os 16 anos. Participa do movimento de lideranças da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS – e é ativista pelo direito das mulheres.

Fonte: Câmara de Vereadores de Gaspar

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS