domingo, 5 dezembro 2021
InícioClimaA previsão indica temperatura de até 41°C e novo temporal para esta...

A previsão indica temperatura de até 41°C e novo temporal para esta quarta (16/01) em Blumenau

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Foto: Júlio Pollhein

 

Neste momento (10h22min), a temperatura em Blumenau é de 27,8°C; com previsão de chegar a 41°C nesta quarta-feira (16/01/19). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 23,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 2,80 m e a umidade relativa do ar em 75%.

Início da manhã com céu encoberto por causa da presença de um cavado no Estado, mas as áreas de instabilidade se afastam deixando o tempo fica firme. A aproximação de uma frente fria pelo litoral catarinense deixa o tempo instável no período da tarde, que intensificadas pelo calor e pelo fluxo de umidade do norte do país, provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas.

Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto período e não se descarta queda de granizo de forma isolada.

Santa Catarina – Sol com variação de nuvens. No Oeste, Meio-Oeste e Litoral Norte, condição de chuva isolada nas primeiras horas da manhã. À tarde e noite, pancadas de chuva isolada com trovoada em todas as regiões. Risco de temporal especialmente na quarta e quinta. Temperatura bem elevada, especialmente. Vento nordeste / norte, de fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

 

Quinta-feira (17)

Blumenau – Presença do sol entre nuvens e aquecimento à tarde, quando a temperatura máxima varia entre 37 e 39°C. No fim do dia, o calor associado a alta umidade do ar e ao deslocamento de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas no município. Não se descarta a ocorrência de temporal com chuva intensa e volumosa. Temperatura mínima entre 22 e 24°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a nordeste.

Santa Catarina – Tempo com sol, variação de nuvens e deslocamento de uma frente fria no Litoral Sul do Brasil. No Oeste, Meio-Oeste e Litoral Norte, deve chover de forma isolada nas primeiras horas da manhã. Entre a tarde e noite, risco de temporal, com pancadas de chuva isolada e trovoada em todas as regiões. A temperatura fica bem alta e o vento sopra no sentido nordeste a norte, com variações de sudeste. A intensidade é de fraca a moderada, mas podem ocorrer rajadas mais intensas no Litoral.

 

Sexta-feira (18)

Blumenau – Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia intercalado com períodos de melhoria em virtude de um sistema de baixa pressão. A chuva se intensifica entre a tarde e à noite, não se descartando a ocorrência de temporal isolado. Temperatura mínima entre 22 e 24°C e máximas entre 28 e 30°C.

Santa Catarina – As nuvens variam durante o dia em meio a presença do sol. Há condição de chuva isolada nas primeiras horas da manhã no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Norte. Já entre a tarde e noite, a previsão indica que em todas as regiões devem ocorrer pancadas de chuva isolada com trovoadas. O vento vem do sudeste, e será de fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

 

Sábado (18)

Blumenau – Novamente o calor e a alta umidade do ar associados a perturbações em níveis baixos da atmosfera formam áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal. A temperatura mínima oscila entre 22 e 24°C e máxima de 33 a 35°C.

Santa Catarina – Variação de nuvens e aberturas de sol em SC. Chuva isolada na madrugada e manhã. À tarde e noite, pancadas de chuva isolada com trovoada. A temperatura diminui o forte calor e o vento sopra de sudoeste a sudeste, com intensidade de fraca a moderada e rajadas a partir da tarde.

 

Domingo (19)

Blumenau – A condição para chuva é menor e ocorrendo de forma rápida e isolada no fim da tarde. A temperatura mínima oscila entre 22 e 24°C e máxima de 30 a 32°C.

 

Tendência para SC, entre 20 a 29 de janeiro de 2019

Permanece a condição de temperaturas elevadas e pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite, típicas de verão, com temporais localizados. No início do período, essa condição é mais favorável para as regiões do centro ao leste do Estado. No final do período, para as áreas do oeste ao norte do Estado.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS