Por Gisele Silveira
Professor de Educação Física do Instituto Federal Catarinense (IFC), de Blumenau, Deivis Elton Schlickmann Frainer fará parte do seleto grupo de profissionais que serão árbitros do Atletismo nas Olimpíadas Rio 2016. A confirmação veio por meio de ofício enviado pelo Comitê Organizador da Olimpíada no Brasil. Frainer é um dos 10 árbitros catarinenses selecionados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Uma das exigências para integrar o corpo de árbitros é ter o título de árbitro internacional. Além disso, foi necessário participar dos eventos-teste deste ano, que foram os Jogos Ibero-americanos de Atletismo, e o Grand Prix Internacional de Atletismo Paralímpico.
Frainer iniciou a trajetória no Atletismo aos 9 anos de idade. Mas sua primeira competição oficial foi com 11 anos na prova de marcha atlética. A partir daí, ele foi campeão estadual em todas as categorias, integrou a seleção catarinense de 1995 a 2001. Foi por duas vezes vice-campeão brasileiro em provas de pista e de rua. Em 2001, iniciou o curso de Educação Física, na Udesc.
Em 2002, concluiu os estágios e iniciou sua trajetória como árbitro na categoria A. Passou para a categoria B em 2007, e para a categoria C, em 2011. Em 2015, veio o convite para integrar a International Association of Athletics Federations (IAAF), quadro internacional de árbitros. Foi quando Frainer fez a prova para o nível I da IAAF, que o credenciou a atuar como árbitro nas Olimpíadas deste ano.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, às 20h. “É a realização de um sonho e também uma grande responsabilidade representar a cidade e o país no maior evento esportivo do mundo”, comemorou Frainer.