Terminou quarta-feira (20/7/16), o Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado em Florianópolis. A secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, representou a cidade e coordenou os debates em torno da proposta para a Educação Infantil, acompanhada da gerente de Educação Infantil Cristina da Silva Marcelino.
Durante o encontro, realizado em dois dias, educadores de todo o Estado discutiram a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Na Educação Infantil, cerca de 30 profissionais discutiram a segunda versão do documento preliminar, propondo alterações, supressões e acréscimos ao texto.
Entre as contribuições de Blumenau que foram aprovadas no seminário, esteve o pedido de não antecipação das práticas do Ensino Fundamental para a Educação Infantil. Durante os debates, a secretária argumentou que a criança precisa viver a infância na Educação Infantil, a partir de práticas e experiências significativas para seu processo de desenvolvimento e aprendizagem . “Nossa participação foi muito importante, porque levamos as considerações da Educação Infantil de Blumenau e sabemos que nossa contribuição fará parte das discussões antes da homologação do documento nacional”, declarou Patrícia.
O seminário estadual teve a presença do Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, durante a abertura. O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps acompanhou o encontro e destacou os pontos fortes da contribuição catarinense para a base, entre eles os apontamentos da equipe blumenauense.
As propostas elencadas por Santa Catarina para a base nacional serão levadas pela coordenadora geral para o Conselho Nacional de Educação (CNE). Até o final de julho, os demais estados brasileiros também realizarão seminários para elaborar suas contribuições. A partir daí, a nova base curricular será apresentada, avaliada e votada pelo CNE.
Por Aline Franzoi Santos Fleith, SECOM / Blumenau