Fotos: Alcione Alvim da Silva | Texto: Claus Jensen
Desde sexta-feira (13), acontece a Festa do Divino na Catedral de São Paulo Apóstolo em Blumenau. Neste domingo (15/5/16) de manhã foi realizada a Missa de Pentecostes, realizada pelo Padre João Bachmann e o bispo Dom Rafael Biernask. Em boa parte das igrejas cristãs a data é celebrada e tem um significado muito especial.
O Dia de Pentecostes é uma celebração que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, e é celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa. Enquanto na Igreja Católica nesse ano é comemorada no dia 15, na Igreja Ortodoxa será no 19 de junho.
O termo Pentecostes é de origem grega, e o seu significado é referente ao número quinquagésimo (50º). Juntamente com Natal e Páscoa, esta é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico. O Pentecostes marca o final da festa Pascal, de acordo com a doutrina cristã.
Após a benção final foi entregue uma lembrança simbolizando o Espírito Santo em forma de pomba com os raios demonstrando os dons das várias línguas. Ela é entregue aos festeiros que se esforçam durante o ano para realizar o evento.
Essa porta tem um significado muito especial para a Igreja Católica. A Porta Santa da Catedral São Paulo Apóstolo foi inaugurada no dia 13 de dezembro de 2015, no 3º Domingo do Advento, quando clero e fieis dirigiram-se processionalmente até a Porta Santa.
Segundo o papa Francisco “Ela acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A gestão simbólica das “portas” – dos limiares, das passagens, das fronteiras – se tornou crucial. A porta se abre frequentemente para ver se do lado de fora há alguém que espera e, talvez, não tem a coragem, talvez nem mesmo força de bater”. Saiba mais, clicando aqui.