Por Martha Kienast | Fotos : divulgação
O Brasil é o quinto país no mundo a registrar casos fatais no trânsito, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde. Para diminuir o número de acidentes registrados e formar uma geração ainda mais cuidadosa e consciente, 16 crianças com idade de cinco anos dão o exemplo para os adultos e realizam o projeto “Dirigindo Meu Carro”. A turma da Educação Infantil da Escola Barão do Rio Branco brinca e exercita as regras viárias, a prevenção e ainda promovem a conscientização sobre o tema para as famílias e a comunidade em geral.
A ação surgiu do interesse das crianças em aprender mais sobre o assunto. De maneira prática, os pequenos exercitam os códigos e as leis de trânsito, aprendem a importância e o significado das placas, as medidas de segurança e por qual motivo se torna imprescindível manter todos os cuidados ao embarcar em algum veículo, ao trafegar de bicicleta ou quando estiver caminhando.
Para estimular o conhecimento sobre o tema, são realizadas atividades práticas com a construção de pistas com lona e cartolinas desenhadas, idênticas aos modelos adotados nas ruas. São utilizados carros confeccionados em papelão, para que as crianças possam entrar nos “veículos” e percorrer trajetos seguindo as regras de trânsito, evitando colisões e garantindo que todos possam transitar em harmonia.
Além disso, a turma ainda assiste vídeos educativos e acompanha histórias de livros. “Diariamente existem relatos e conversas das crianças sobre situações vividas como, por exemplo: – Vi uma moto atravessar o sinal vermelho, mas não pode, não é? Ou: – Minha amiga não usa cadeirinha no carro. Também citam as legislações: – Se não seguir as regras do trânsito o guarda multa”, conta a professora Analu Melo de Oliveira.
Para conscientizar a comunidade durante o Maio Amarelo, as crianças irão realizar apresentações relacionadas ao trânsito aos colegas de outras turmas da escola. A professora afirma que o objetivo é que a ação ultrapasse os muros da escola e envolva também as famílias.