Texto: Ana Bernardes
Com o objetivo de acelerar a reativação dos trabalhos da Sulfabril e agregar mais valor ao negócio, a empresa blumenauense e a Quality Malhas, empresa têxtil com sede em Brusque (SC) e que pertence ao Grupo Régis, de Minas Gerais, acabam de anunciar sua fusão.
Com isso, toda a operação da empresa Quality passa a ser realizada no parque industrial da Sulfabril, localizado em Blumenau. A previsão é de que em março as empresas já comecem a operar em conjunto no local, o que dará continuidade à operação da Quality já existente, e possibilitará o ganho de velocidade na retomada da Sulfabril ao mercado.
A fusão das empresas têxteis possibilitará a redução nos custos de produção, agilidade e qualidade dos serviços. Conforme explica Rafael Cunha, executivo à frente da Sulfabril, toda a produção será híbrida, ou seja, parte interna e parte terceirizada, de acordo com a relevância do processo e de sua performance em relação ao mercado, para otimizar os resultados.
“Tanto a Quality quanto a Sulfabril têm atividades e profissionais que se complementam e marcas fortes em seus segmentos, além de um mesmo pensamento de gestão. Dessa maneira, a fusão com a Quality Malhas foi a melhor opção que encontramos para dar mais velocidade ao projeto Sulfabril, buscando a retomada da valorização dos ativos intangíveis e o resgate do poder da marca”, ressalta Cunha.
A partir de agora, a fusão Quality/Sulfabril segue trabalhando no desenvolvimento e produção da coleção Verão das marcas Sulfabril e Senha, que será lançada em junho desse ano, focada nas linhas feminino e masculino adulto. Com os trabalhos alinhados e realizados de maneira estruturada dentro de um processo moderno e enxuto de governança corporativa, a intenção é de que a fusão resulte em um faturamento de aproximadamente R$ 100 milhões em 2016, número que deve dobrar em 2017.
Quality Malhas
A Quality Malhas, que está há seis anos no mercado e tem atuação em todo o Brasil, pertence ao Grupo Régis, de Minas Gerais. O grupo possui mais de 50 anos de atuação e mantém em seu portfólio dez empresas de diversos segmentos. De acordo com Bruno Régis, executivo que representa o grupo, realizar a fusão entre duas empresas já consolidadas no mercado é a garantia de iniciar um trabalho de forma extremamente profissional e organizada.
“O mercado exige hoje estruturas enxutas e dinâmicas, características de ambas as empresas. Acreditamos que o trabalho é o melhor antídoto para as crises e que não são as crises que quebram as empresas, mas sim a dificuldade dos gestores de se adaptarem a novas realidades”, destaca Bruno.
Com faturamento de R$ 70 milhões em 2015, a Quality tem uma produção de cerca de 300 toneladas de malhas por mês. Futuramente, o Grupo Régis pretende migrar outras empresas para o espaço do parque industrial da Sulfabril. “Temos muito espaço no local para trabalhar essa ideia em um futuro próximo”, comenta.
Sulfabril
Em setembro de 2015, a massa falida da Sulfabril foi arrematada em leilão. A partir de então, novos investidores passaram a trabalhar para a retomada da empresa e da marca, conhecidas nacional e internacionalmente como referência no setor têxtil catarinense. Conheça um pouco da história da empresa:
- 1947: Criação da Sulfabril pelo empresário Paulo Fritzche;
- 1970 e 1980: Empresa alcança o auge e ganha o título de maior indústria têxtil da América Latina, empregando cerca de cinco mil funcionários;
- 1999: Sulfabril passa por uma crise econômica, em consequência da abertura do Brasil ao mercado internacional;
- 2014: Produção da Sulfabril é interrompida;
- 2015: Empresa retoma atividades com nova gestão.