Sistema de monitoramento de deslizamentos começa a ser instalado na segunda-feira

Monitoramento_deslizamentos_19-11-15_01

Texto: Joni César | Fotos: Marcelo Martins

A Defesa Civil de Blumenau inicia na próxima segunda-feira, dia 23, a implantação do novo sistema de monitoramento de deslizamentos no Morro do Coripós. A primeira etapa será a instalação da Estação Total Robotizada (ETR), que ficará fixa na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O passo seguinte é a implantação de 100 prismas de reflexão na região, especificamente nas ruas Alvin Koehler, Aquidabã, Coripós, Germano Grosch e Maestro Francisco Baumgarten.

Monitoramento_deslizamentos_19-11-15_02

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, a Defesa Civil, com a participação da equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), promoveu um simulado com a estação robotizada e um prisma de reflexão. A ação foi na Escola Básica Municipal (EBM) Professora Norma Dignart Huber, na rua Aquidabã, 77, no bairro Escola Agrícola, e serviu para mostrar o funcionamento do sistema, considerado o mais moderno do mundo em monitoramento de deslizamentos.

Além da ação na escola, a Defesa Civil e o Cemaden também fizeram um simulado de implantação de um dos quatro prismas de reflexão que ficarão fixos em uma das residências da rua Coripós. Ondina Tavares, de 55 anos, proprietária da casa há 30 anos, ficou entusiasmada em poder participar e ajudar na prevenção da região. “Em 2008 ficamos apavorados com a situação das enxurradas. Apesar da minha casa não ter sido atingida pelo desastre, acredito que esse sistema é importante porque vai ajudar a todos”, disse.

 

Monitoramento_deslizamentos_19-11-15_03

Modernidade

Blumenau será a única cidade do Estado a receber o sistema e está entre os nove municípios contemplados do país. Mauá (SP) e Santos (SP) já estão operando com a nova ETR. A implantação do sistema no município, especificamente no Morro do Coripós, faz parte do Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos e integra parceria do Governo Federal, responsável pelo investimento.

A ETR é um aparelho com sensor que emite sinais (infravermelho) os quais são refletidos em prismas de reflexão instalados ao longo da encosta monitorada. Com o retorno da leitura, é possível detectar indícios de pequenas movimentações dos morros. Segundo o secretário da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), Marcelo Schrubbe, a estação será programada para fazer a varredura ou localização dos 100 prismas a cada 15 minutos. As informações coletadas são enviadas on-line ao centro do Cemaden, em São José dos Campos (SP).

Monitoramento_deslizamentos_19-11-15_04

Ainda de acordo com Schrubbe, a ETR consegue cobrir um horizonte de 360 graus a partir de um ponto central. Durante a varredura dos prismas, caso não encontre uma das estruturas ou este esteja deslocado do seu ponto de fixação, a estação começa a concentrar a leitura neste perímetro, com o objetivo de verificar se há qualquer alteração do solo, como movimentação, por exemplo.