Epagri/Ciram prevê chuva acima da média para os próximos 3 meses

chuva

Falar em chuva acima da média em Santa Catarina, sempre causa arrepios.  E foi exatamente essa a previsão que o Epagri/Ciram passou nesta tarde de sexta-feira (21) para os meses de setembro, outubro e novembro.  A chuva deve ser mal distribuída, mas intensa em períodos curtos.

No início do trimestre, há chance de períodos maiores sem chuva, por interferência de perturbações de menor escala. Estudos científicos apontam para o aumento da chuva acompanhado tempestades severas no Sul do Brasil, em anos de El Niño. Mas é importante lembrar, que o fenômeno climático não norteia a previsão do tempo.

El-Nino_Set-Out-Nov
El Niño (tons de vermelho na figura) moderado a forte deve influenciar SC.

Em relação à temperatura, assim como o inverno, a previsão é uma primavera com temperatura acima da média climatológica em SC, com maior anomalia na temperatura mínima. Mesmo assim, ainda pode ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração, sobretudo na primeira quinzena de setembro. Nesse período pode haver formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Mas a partir de outubro, a temperatura deve ser mais alta.

É sempre importante frisar que as previsões não tem o papel de assustar, e sim prevenir. Não é possível afirmar com 100% de precisão que irá chover forte, afinal os dados são baseados em modelos climáticos. Apenas sabemos que o fenômeno “El niño” afeta o hemisfério sul.  Nos anos de 1983, 1992, 1995 e 2009; ele esteve relacionado à fortes chuvas que causaram vários estragos no estado.