A Fundação Cultural de Blumenau recebeu recurso financeiro no valor de R$ 346.681,32 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para reforma do telhado do prédio de sua sede. O repasse integra convênio nº 78.475 firmado em 11 de outubro de 2013 (Portaria Interministerial nº 507/2011, Artigo 6º, inciso XI), e cumpre o disposto na Lei n. 9.452/1997. Ainda não data para o início das obras, pois depende do processo licitatório.
O encaminhamento do pedido de recursos para essa reforma foi uma das primeiras ações de Sylvio Zimmermann Neto, logo que assumiu a presidência da Fundação Cultural. No dia 17 de janeiro ele recebeu a visita do editor de livros infantis Eduardo Reis Silva, que seguiria à Brasília para integrar a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Zimmernann o cumprimentou pela nomeação e lhe entregou o projeto de reforma do telhado para ser apresentado na Capital federal. “Este é o resultado de um trabalho persistente e de muita determinação que visa a manutenção do patrimônio histórico da nossa cidade”, comenta Zimmermann.
História
O prédio onde está a Fundação Cultural foi inaugurado em 1875 e ampliado em 1917. Em 1939, foi totalmente modificado e ampliado para sediar o Fórum e demais autarquias estaduais, perdendo a característica arquitetônica do século XIX. Em 1958, um incêndio destruiu a parte destinada ao Fórum, administração municipal e Arquivo Histórico. Em 2000, foi reconstruída a parte do Fórum e nessa ocasião respeitou-se a arquitetura da década de 1930, porém internamente foi totalmente modificada e adaptada aos tempos atuais. A ala antiga esta aguardando recursos para restauração. O telhado passou por vários concertos, porem nunca uma reforma mais ampla.
via PMB | Texto: Sérgio Antonello