Órgão adere a sistema de reclamação on-line e divulga lançamento de aplicativo para celular.
Texto: Talita Catie
O Procon de Blumenau lançou nesta segunda-feira (16), a programação especial alusiva ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado ontem, dia 15. Além da presença da unidade de atendimento móvel em diversos terminais urbanos e supermercados nas próximas duas semanas, o órgão lançou também a adesão do município ao sistema do consumidor.gov.br. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor e vai viabilizar a abertura de reclamação via internet pelo próprio cidadão, sem a necessidade de se dirigir ao Procon.
Por meio do portal consumidor.gov.br, que já está disponível à comunidade, os consumidores poderão comunicar diretamente a empresa sobre o seu problema. O coordenador do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, explica que a reclamação on-line só poderá ser registrada caso o estabelecimento reclamado esteja cadastrado no portal. Até o momento, estão cadastradas as principais empresas nacionais, como, por exemplo, operadoras de telefonia e instituições financeiras. Com a adesão, o município começa agora a cadastrar as empresas da região.
A partir do registro da demanda no portal, as empresas têm 10 dias para analisar e responder as reclamações através de contatos informados pelos próprios cidadãos na abertura da reclamação. Passado este prazo, o consumidor deve se procurar o Procon. No portal também é possível verificar os estabelecimentos mais reclamados e o índice de resolução de demandas por parte de cada empresa cadastrada.
A partir da próxima semana, as intendências do Garcia e Vila Itoupava, bem como a Praça do Cidadão do Blumenau Norte Shopping e a sede do Procon no Centro contarão com um terminal à disposição para a comunidade efetuar a sua reclamação por meio da nova ferramenta. No site da Prefeitura, na página do órgão, haverá, ainda, um link para o portal consumidor.gov.br, onde, além de efetuar a reclamação, será disponibilizado o manual de funcionamento do serviço e o Código de Defesa do Consumidor.
Novidades
Em setembro, mês alusivo ao aniversário do município e aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon lançará um aplicativo próprio para celular. A novidade foi anunciada pelo prefeito Napoleão Bernardes durante a tarde de hoje, no lançamento da programação referente ao Dia Mundial do Consumidor. Através dele, o consumidor poderá efetuar reclamações e tirar dúvidas sobre seus direitos e deveres. “Trabalhamos constantemente para aproximar o cidadão dos serviços públicos, por isso investimos cada vez mais em novas ferramentas que facilitem a vida da nossa comunidade”, afirmou Napoleão.
Também em setembro, será lançada uma animação digital para trabalhar a educação para o consumo. A proposta é utilizar o material nas escolas e disponibilizar na internet para que todos tenham acesso. A história terá como personagem principal o Vovô Chopão e vai trazer noções sobre direitos e deveres dos consumidores. “Nosso trabalho é referência para muitas cidades e temos, inclusive, o reconhecimento do Ministério da Justiça pelas ações sempre pioneiras aqui desenvolvidas. Precisamos continuar avançando”, destaca Caminha.
Procon Móvel
Entre os dias 16 e 20, o Procon Móvel estará nos terminais. Cada dia da semana um deles vai receber a equipe do órgão de defesa do consumidor. O mesmo será realizado na semana do dia 23 a 27 de março nos supermercados. Confira a programação para os dias neste mês:
- 16 – Terminal Fonte – 10h às 16h
- 17 – Terminal Aterro – 10h às 16h
- 18 – Terminal Proeb – 10h às 16h
- 19 – Terminal Garcia – 10h às 16h
- 20 – Terminal Fortaleza – 10h às 16h
- 23 – Super Central Rede Top, no Tribess – 10h às 16h
- 24 – Cooper, na Velha – 10h às 16h
- 25 – Cooper, no Garcia – 10h às 16h
- 26 – Big Hipermercado, no Salto do Norte – 10h às 16h
- 27 – Super Central Rede Top, na Itoupava Central – 10h às 16h