Prefeitura liberou Viação Verde Vale para comprar ônibus com ar condicionado

Foto: Jaime Batista da Silva

Foto: Jaime Batista da Silva

Uma polêmica surgiu, depois que o jornalista Francisco Fresard (Pancho) publicou nesta segunda-feira (22/12) em sua coluna no Santa, que a Viação Verde Vale foi impedida de integrar à sua frota, ônibus com ar condicionados. O impasse surgiu porque o caderno técnico do Seterb, que determina as características dos veículos do transporte público não prevê o uso desse equipamento. Além disso, as janelas dos ônibus em questão não permitem que sejam ser abertas.

Diante disso, nesta manhã mesmo, o prefeito Napoleão Bernardes convocou uma reunião com a direção do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) para avaliar a solicitação de permissão para compra de três ônibus ano 2014 com ar condicionado no transporte coletivo do município. De acordo com nota emitida pela prefeitura, a compra acabou sendo liberada, para que depois os veículos passem a operar em Blumenau em fase de testes. Depois disso, haverá uma pesquisa de satisfação entre usuários e trabalhadores do transporte coletivo para que uma decisão definitiva seja tomada.

O prefeito Napoleão determinou que a questão seja analisada novamente com bom senso e razoabilidade “O Caderno Técnico precisa ser visto como necessário para cumprimento dos requisitos básicos, mas não como uma regra imutável se pode gerar benefícios para a comunidade”, avaliou. Segundo Napoleão, o Departamento Técnico do Seterb havia efetuado uma leitura eminentemente técnica da solicitação da empresa Verde Vale e, em um primeiro momento, indeferiu o pedido como principal causa, o ar condicionado. Depois de efetuarem outras pequenas adaptações exigidas pelo mesmo Caderno Técnico os três veículos serão liberados para a compra.

Os três veículos que estão liberados para entrar em operação em fase experimental após as demais readequações exigidas pelo Seterb, foram utilizados na Copa do Mundo. Todos foram fabricados em 2014 e o que mais rodou tem apenas 13 mil quilômetros. “São ônibus novos, muito bonitos e estão em ótimo estado”, argumenta o diretor de Transportes da autarquia, Lairto Leite. Ele acrescenta que se enquadram perfeitamente nas estações pré-embarque, têm acessibilidade e são automáticos. “Foram efetuadas observações para pequenas adequações, que a empresa já se comprometeu a fazer caso resolva adquiri-los”. Se vierem a rodar, a intenção da prefeitura é mantê-los em testes até o final do inverno de 2015.

É muito estranho que um caderno técnico preveja isso em uma cidade com o calor de Blumenau. A instalação de ar condicionado nos ônibus é uma antiga reivindicação dos usuários do transporte público, que sofrem nos quentes dias de nossa cidade.