Na manhã desta segunda-feira (13/11/23), o Boletim do Coronavírus foi atualizado com os casos registrados em outubro em Blumenau. A Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUDES) reportou um aumento de 1.060 no número de pacientes com Covid-19.
Infelizmente, também ocorreu uma morte associada à doença, mas maiores informações sobre o caso não foram divulgadas. Desde março de 2020, já houve 833 mortes de pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2.
Nos últimos 30 dias, 3.514 exames foram processados. Dos casos positivos, 1.107 pacientes estão em tratamento, sendo que 1.102 encontram-se em estado de saúde estável. Eles estão em isolamento domiciliar e sob monitoramento da SEMUDES.
A situação nos hospitais consiste em um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros quatro em enfermaria. Nos últimos 30 dias, 82 vacinas da primeira dose foram aplicadas, totalizando 294.502 vacinados. Até o momento, 288.539 pessoas já foram imunizadas com doses da vacina contra a Covid-19.
Desde o primeiro caso de Coronavírus até hoje (13), Blumenau registrou 152.318 casos e realizou 593.640 testes para identificar a doença. Deste total, 150.378 pessoas já concluíram o período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, sendo consideradas recuperadas.
Atendimento Covid-19
Com o propósito de ampliar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Blumenau liberou a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos. A orientação é que os usuários procurem um dos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município, das 8h às 21h, e levem um documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. Lembrando que o expediente dos AGFs acontece de segunda a sexta-feira e não há necessidade de agendamento para receber a 4ª dose do imunizante.
A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.
A aplicação do imunizante para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias segue liberada somente no AGF Centro. Se a criança apresentar comorbidades, o responsável legal deve autorizar a vacinação por meio de declaração impressa.