O Hospital Santo Antônio acaba de adquirir equipamentos de imagem com tecnologia de ponta: um tomógrafo de alta definição com 64 canais de resolução. O equipamento, da empresa Shimadzu, é um modelo NeuViz64i, um dos mais modernos do mundo, construído com a última tecnologia de tomografia computadorizada.
De acordo com a gerente geral do Hospital Santo Antônio, enfermeira Izabel Cristina Casarin, o equipamento permite a obtenção de imagens de alta qualidade de tomografias de rotina, incluindo cérebro, tórax, abdômen, pélvis, com possibilidade para expansão em angiografia, colonoscopia virtual e cardiologia. “O rendimento da imagem, permite uma aquisição simultânea e dupla, aumentando a quantidade de dados em até 400% na imagem original, além disso, o equipamento reduz em até 70% os níveis de dose de radiação”, destacou a gerente.
Casarin também comentou que foram adquiridos ainda para o Hospital Santo Antônio dois equipamentos de arco cirúrgico, que serão utilizados no Centro Cirúrgico do Hospital e ainda um novo aparelho de Raio X digital. “São investimentos que vão possibilitar uma agilidade ainda maior no atendimento dos nossos clientes. Hoje os serviços de tomografia são terceirizados. Investimos aproximadamente R$ 1 milhão nestas aquisições, mas como pagamos hoje por alguns destes serviços, estimamos que em até um ano já tenhamos o retorno do investimento . Outro diferencial é que, o Hospital, com estas novas aquisições, também poderá oferecer o serviço para outros hospitais e também clínicas particulares e ou conveniadas”, detalhou Izabel.
A chegada dos equipamentos foi comemorada pelos funcionários do Santo Antônio que foram simbolicamente recebê-lo junto com a gerência geral e a presidente do Conselho Curador, Odete Maria Poffo Campestrini. A previsão é de que o tomógrafo esteja em funcionamento dentro de aproximadamente 90 dias, uma vez que continuam as obras de revitalização do novo Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santo Antônio.
Mudanças
Desde o início do ano o Hospital Santo Antônio vem desenvolvendo uma série de melhorias, em todas as áreas. Segundo a presidente do Conselho Curador, Odete Maria Poffo Campestrini, são ações estruturais e estruturantes. “Estamos investindo em mão de obra especializada, humanização, reformas em setores, ampliação de departamentos estratégicos, tudo isso para assegurar o melhor atendimento aos nossos clientes. Somos uma entidade filantrópica e precisamos de parcerias constantes com a iniciativa privada e as esferas governamentais para continuarmos atendendo o público. Ao contrário do que muitos ainda pensam, este é um hospital particular onde possuímos convênios com vários planos de saúde, sendo o SUS o nosso principal conveniado”.
A aquisição destes novos equipamentos, para a presidente, é um presente de Natal. “Não poderia haver melhor presente para nós, enquanto instituição e para a comunidade de Blumenau e região nesta época do ano”, finalizou.