Vagas para deficientes são reservadas na Rua Alagoas na EBM Machado de Assis

vaga-Machado-Assis

Alunos com deficiência, que frequentam a Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis, no bairro Itoupava Seca, contam agora com a reserva de duas vagas no estacionamento da rua Alagoas. Também foi feita a adaptação de uma rampa na calçada, que facilitou a acessibilidade para pais, crianças e adolescentes. A indicação do vereador Mário Hildebrandt (PSD) foi aceita pela Secretaria Municipal de Planejamento, que após estudos percebeu a importância das vagas ampliadas para os estudantes e pessoas com deficiência.

O vereador explica que a lei prevê a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas regulares, mas os benefícios assegurados não são suficientes para estimular e facilitar o acesso. “Inclusão não é só abrir espaço no ambiente escolar e colocar professores auxiliares. A inclusão passa também por proporcionar serviços que facilitem o acesso desses alunos. Na Escola Machado de Assis percebi a dificuldade para eles e para os pais adentrarem no estabelecimento”, disse o parlamentar, destacando que as novas medidas vieram ao encontro dos anseios dos pais e da comunidade escolar.

O pai de um aluno elogiou a ação. Antes da criação das vagas, ele enfrentava dificuldades para tirar a cadeira de rodas do filho de dentro do porta-malas do carro. Edigar Júnior disse esperar que o benefício seja estendido às outras instituições. “Estamos lutando por vagas em toda a cidade. Ainda lutamos pelo direito dessas vagas, que às vezes são usadas inadequadamente por outros que não necessitam delas”, declarou o pai, salientando ainda que é preciso conscientizar a população para respeitar o espaço de estacionamento reservado às pessoas com deficiência.