Em dezembro, a Defesa Civil de Santa Catarina solicitou ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau um espaço próximo ao Reservatório (R4) para instalar uma Estação Meteorológica. A estrutura fica localizada na Rua Johann Ohf, no bairro Água Verde.
O novo equipamento com tecnologia “nowcasting” é capaz de mensurar a direção e velocidade do vento, quantidade de chuva e acumulados, variações de temperatura, e umidade e pressão atmosférica em tempo real, disponibilizando a análise dos dados em intervalos de 15 segundos.
Os técnicos da Defesa Civil Estadual optaram pela parceria com o Samae após uma análise detalhada do local ideal para detectar as frentes climáticas advindas do Oeste do Estado e em um raio de 25 km de distância das outras cidades com o mesmo sistema. A partir do mês de janeiro, o Samae Blumenau terá acesso aos dados, beneficiando a análise e possível projeção dos problemas causados pelo clima que possam afetar o abastecimento de água em Blumenau.
Michael Schneider, diretor-presidente do Samae Blumenau, explica os benefícios do compartilhamento de informações. “Equipamentos modernos, informações precisas, dados em tempo real são importantes ferramentas para compreendermos melhor os impactos do clima em nosso dia a dia. Além disso, a união de todos os órgãos envolvidos em acontecimentos que afetam as famílias da nossa cidade resulta em respostas rápidas e seguras dos planos de ação”.
O Governo do Estado adquiriu 37 estações: 25 hidrológicas, 10 meteorológicas e 2 pluviométricas; com o objetivo de acompanhar os eventos climáticos na Bacia do Rio Itajaí-açu. O equipamento e o sistema já estão sendo utilizados pela Defesa Civil Estadual desde o dia 12 de dezembro.
Fonte: Prefeitura de Blumenau