Hagrid, um homem metade gigante e metade bruxo, foi um dos personagens marcantes nos oito filmes da saga “Harry Potter”. Robbie Coltrane, ator que o interpretou, morreu aos 72 anos em um hospital próximo de sua casa, na Escócia.
Segundo o site Deadline, ele estava com um problema de saúde há cerca de dois anos. A morte foi confirmada nesta sexta-feira (14/10/22) em um comunicado divulgado pelo agente do ator.
Coltrane iniciou sua carreira artística em 1979 na série televisiva “Play for today”. Ele também atuou em filmes como “Freiras em Fuga”, “Mona Lisa”, “Cracker”, além de dois de James Bond (“007 Contra GoldenEye” e “007 – O Mundo Não é o Bastante”). Com “Cracker” venceu três prêmios Bafta por três anos consecutivos (1994 a 1996), de melhor ator ao interpretar o personagem Fitz. Além disso recebeu indicações por seu trabalho no drama “National Treasure” e na série “Tutti Frutti”.
O trabalho mais recente do ator foi na série “Urban Myths”, na qual interpretou o cineasta Orson Welles, em participações especiais em 2019 e 2020. Em 2006, Coltrane recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE) por seu trabalho na atuação. O ator tinha dois filhos, Spencer e Alice.
A escritora J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter, escreveu em seu Twitter: “Nunca mais conhecerei alguém parecido com Robbie. Ele era um talento incrível, completo, e eu tive a sorte de conhecer, trabalhar e rir com ele. Envio o meu amor e as mais profundas condolências à sua família, sobretudo aos seus filhos.”