Presença de áreas alongadas de baixa pressão influencia o tempo em Blumenau

A semana começa com o tempo mais instável e temperatura máxima de 24°C.

Academia ao ar livre na Avenida Beira Rio (Presidente Castelo Branco) no Centro de Blumenau | Foto: Jadir de Amorim.

Nesta segunda-feira (19/09/22), o tempo fica mais instável devido a presença de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) nos baixos níveis da atmosfera. Durante a manhã, presença e variação de nuvens com algumas aberturas de sol.

Já a partir da tarde, o sistema favorece a ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade que pode vir acompanhadas de alguma trovoada, no período da tarde. A temperatura máxima oscila não deve passar de 23°C enquanto a mínima foi registrada às 2h quando fez 16,9°C. O vento é fraco do quadrante de norte.

Terça-feira (20)

Há condição para chuva fraca e isolada na madrugada, devido a atuação de áreas alongadas de baixa pressão. Mas a partir do início da manhã, o ar seco ganha intensidade, favorecendo aberturas de sol com a variação de nebulosidade e sensação de calor à tarde. A temperatura mínima deve ficar em torno de 18°C e a máxima pode chegar a 28°C. O vento é fraco do quadrante de Oeste.

Quarta-feira (21)

A persistente atuação de áreas alongadas de baixa pressão (cavados), favorece a condição de presença e variação de nuvens com a ocorrência de pancadas de fraca com a presença de trovoadas, sobretudo a partir da tarde. A mínima oscila próxima de 19°C e a máxima baixa um pouco e não passa de 24°C. O vento é fraco de leste/sudoeste.

Quinta-feira (22)

Segue a atuação de áreas alongadas de baixa pressão, favorecendo a presença e variação de nebulosidade com condição para algum chuvisco fraco e isolado alternado a rápidas aberturas de sol. O dia será quente com sensação de abafamento. A mínima varia próxima de 19ºC e a máxima de 29ºC.

Sexta-feira (23)

A atuação de um sistema de alta pressão favorece uma condição de tempo mais firme, com o predomínio de sol e sensação de calor no Município. As temperaturas seguem a média do dia anterior.

Fonte: AlertaBlu