Um minidocumentário marcou os dois anos da BRK Ambiental em Blumenau. Esse é o tempo que a concessionária para tratamento de esgoto foi comprada por um grupo de investimento canadense, afinal já chegou em 2010 quando se chamava Foz do Brasil.
Por volta das 10h desta sexta-feira (3/05/19), uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante no Arcoplex do Shopping Park Europeu , reuniu autoridades como o prefeito e o presidente da câmara de vereadores de Blumenau, 70 funcionários da concessionária, imprensa, entre outros.
A estrela do filme é o ultra triatleta Daniel de Oliveira, que utiliza o Rio Itajaí-Açu para treinar. Ele já fez o trajeto entre Blumenau e Itajaí a nado, e disse que nunca teve problemas. Oliveira já venceu o Campeonato de Ultrathriatlon, uma prova com distâncias três vezes maiores que as do Iron Man. Portanto nadar no Itajaí-Açu não é o tipo de atividade aconselhável para pessoas sem preparo.
No vídeo também aparece o depoimento do ex-prefeito Félix Theiss e outras pessoas que contam suas histórias de relação com o rio. Segundo a BRK, 44% de todo esgoto da cidade já é tratado, o que reflete diretamente na qualidade da água no Itajaí-Açu.
Esse filme faz parte de uma série de sete que foi produzida pela OKE Studio e mostram como o acesso ao tratamento de água e esgoto ajudam a reescrever as histórias de vários brasileiros. Com base em questões relacionadas à saúde, educação, geração de emprego e renda, meio ambiente e esporte, além de Blumenau (SC), os filmes relatam as histórias de moradores das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Uruguaiana (RS), Xinguara (PA) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Acrescentamos ao vídeo, as entrevistas com o prefeito Mário Hildebrandt, o próprio Daniel de Oliveira e por fim o diretor da BRK Ambiental em Blumenau, Edi Bortoli.