Evento promove Blumenau para agentes de turismo de várias regiões do Brasil

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Blumenau foi um dos destinos escolhidos pela Feira Interestadual Móvel do Turismo (Fimtur) para capacitação de mais de 120 agentes de turismo e operadores de viagens de todo o país. Com o lema “Conhecer, Vivenciar, para Vender Mais e Melhor”, a empresa organizadora, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer (Sectur), montou uma programação especial na quinta-feira (30/11/17), a fim de apresentar e promover os atrativos turísticos da cidade. A programação recebeu a denominação de Oktoberfest Day.

Os profissionais iniciaram o dia visitando a Cascata Carolina em Gaspar (SC). No período da tarde, eles vieram para Blumenau onde conheceram o Museu da Cerveja e depois foram recepcionados no Parque Vila Germânica para uma Mini Oktoberfest. O evento aconteceu na área que liga os Setores 1 e 2. Foi oferecido um buffet com iguarias locais, havia um stand com amostra de cervejas artesanais e a Banda D’Fiebes tocou música folclórica alemã. O clima de festa e o embalo do som contagiou todos. O Vovô e a Vovó Chopão, eternos símbolos da Oktoberfest, estiveram presentes, além de algumas atrações dos Clubes de Caça e Tiro.

O Secretário de Turismo e Lazer, e presidente do Parque Vila Germânica; Ricardo Stodieck, destacou a importância dessa política de promoção. “É muito importante a visita desses profissionais para nossa Blumenau e região, conhecendo o Vale da Cerveja, Museu da Cerveja (reformado e com algumas novidades), Pomerode, entre outras. Nosso potencial é muito grande. Em turismo ninguém é uma ilha. Quanto mais forte é o seu vizinho, tanto mais forte você será. Muitos que estiveram aqui hoje, já tiveram um olhar diferente. Irão voltar aos seus estados e organizar os pacotes para o ano que vem. Outra coisa. Precisamos aumentar o número de turistas durante o ano, e não na Oktoberfest, quando já temos um movimento intenso. Esse é o grande desafio”, lembrou Stodieck.

Depois de conhecerem um pouco as tradições, os profissionais do turismo foram apresentados ao Magia de Natal. “Todos eles levam clientes para Gramado (RS) e Canela (RS) no Natal. E a partir de agora, eles saem de Blumenau sabendo que o nosso Natal também é um excelente produto”, finalizou o secretário.

 

 

Regiani Oliveira, agente de viagens da Receptivo e Tur em Sampa Viagens e Turismo de São Paulo (SP), destacou o fato de Blumenau e a Oktoberfest serem conhecidas em todo Brasil. Neste momento em que aumentou a procura pela cerveja artesanal, o título de Capital Brasileira da Cerveja, tem atraído o interesse dos clientes de sua empresa. “As pessoas são atraídas não só pela gastronomia típica alemã e italiana, mas para aprender a fazer cerveja e abrir futuros negócios. É um destino que fomenta muito o turismo” comenta Regiani.

A agente elogiou o fato de terem sido recebidos por guias de turismo. “Eu sou turismóloga há 31 anos, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, agente de viagens e guia de turismo. Isso deveria servir de exemplo para outras cidades, para que não valorizem somente o turismo enquanto gerador de trabalho, emprego e renda; mas os profissionais especializados que trabalham na área. Eu acredito que o turismo é muito importante para possibilitar o crescimento socioeconômico e cultural de nosso país”, destaca Regiani. Para ela, é a atividade do futuro, porque além do povo hospitaleiro e criativo, o Brasil provou ter condições de receber eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Entre os produtos turísticos apresentados, o religioso chamou a atenção da profissional que desconhecia esse roteiro, assim como o histórico cultural e o da natureza. “Em Santa Catarina vocês tem trilhas, serra e mar. Cada pedacinho do Estado tem um destino que deve ser visitado e explorado”, finaliza Regiani.

 

 

Faz dois anos que Dijair Santos, abriu a D.J. Santos Turismo, no Rio de Janeiro. O agente de viagens disse que o produto de Blumenau que sua empresa mais vende também é a Oktoberfest. Ele nunca veio à festa, por isso essa Mini Oktoberfest foi importante para ter uma ideia do evento.

O grupo também fez um passeio pela região, e para Dijair, destacaram-se o Cristo Luz e o Navio Pirata, ambos de Balneário Camboriú. “Além da beleza natural do local, o Cristo Luz é uma réplica do Cristo Redentor no Rio de Janeiro”, finalizou o empresário.