Por Diego Becker, da PMG
A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, apresentou na manhã desta terça-feira (24/10/17) o Plano de Circulação Viária que prevê mudanças no trânsito da região central. Baseado em pesquisas, o estudo antevê a possibilidade de implantar novas alternativas de fluxo no município.
O conceito do plano prevê a criação de binários com sentidos únicos de vias, o desvio de tráfego pesado da área central, desvio de tráfego de passagem, eliminação de semáforos, a implantação de uma rótula na Avenida das Comunidades e a utilização de vias alternativas da região central.
Entre os desafios da nova proposta estão a de valorizar a paisagem e pólos de interesse, inovar ocupação indústrias, serviços, comércios e moradias, além de resolver o problema histórico de mobilidade urbana na região.
A partir de agora, estão sendo realizadas reuniões para receber contribuições.
Já ocorreram encontros com agentes da Superintendência de Trânsito – Ditran em setembro, e em outubro, com representantes de entidades de classe e vereadores, além da imprensa. Também haverá reuniões com a comunidade dos bairros onde acontecerão as principais mudanças no trânsito.
Propostas
No sentido Bela Vista/Santa Terezinha/Poço Grande o trânsito será desviado em ruas de mão única com faixa dupla, iniciando no supermercado Top, pela rua José Honorato Muller, passando pela rua Frei Antonino, que será alargada, Prefeito Leopoldo Schramm, José Anastácio da Silva, Leopoldo Alberto Schramm e Frei Solano até atingir a Avenida das Comunidades.
Na Avenida das Comunidades a rua será em sentido único, do Centro em direção ao Bela Vista, a partir do viaduto, seguindo pela rua Dr. Nereu Ramos, até o entroncamento com o supermercado Top. A Avenida das Comunidades também terá sentido único em direção ao Bateias/Barracão, a partir do viaduto, até chegar ao entroncamento com a rua Barão do Rio Branco. Outra importante mudança é a retirada dos semáforos da via para aumentar a fluidez do trânsito.
A partir da funerária haverá um retorno com sentido ao viaduto para a esquerda, para os moradores que vem dos bairros Gaspar Grande, Coloninha, e à direita até o bairro Sete de Setembro, Avenida Francisco Mastella e Rodovia Jorge Lacerda.
No bairro Gasparinho, o fluxo destinado ao Santa Terezinha/Bateias/Barracão, será desviado pela rua Fernando Krauss e rua Rodolfo Vieira Pamplona até atingir a rua Barão do Rio Branco, no bairro Santa Terezinha, para poder acessar a rua Frei Godofredo e rodovia Ivo Silveira.
Já no sentindo inverso, para o condutor que vem da Rodovia Jorge Lacerda, Avenida Francisco Mastella e Brusque, pela Rodovia Ivo Silveira, na conhecida Rotatória da Paroli deverá seguir pela rua Industriário José Beduschi até alcançar a rua São José que terá o seu sentido invertido, e seguir até a rua São Pedro, onde o fluxo poderá voltar para a Avenida das Comunidades no sentido Figueira/Bela Vista.
Antecipadamente este fluxo ainda poderá tomar a rua Augusto Beduschi que também terá sentido Avenida das Comunidades para retornar aos bairros Sete de Setembro ou Santa Terezinha, ou seguir à direita sentido bairros Coloninha, Figueira e Bela Vista.
Outra mudança importante é na rua Coronel Aristiliano Ramos que passará a ter mão única a partir da ponte no entroncamento com a rua Itajaí, em toda sua extensão, até a rua Mário Vanzuita, que também terá sentido único em direção ao bairro Gasparinho, na rua Frei Solano, passando sob o elevado. Ainda nesta direção a rua Dr. Nereu Ramos será mão única do viaduto até o entroncamento com a rua Arnoldo Kock, para permitir a saída do Centro com o fluxo em mão única em duas faixas sentido ao Figueira e Bela Vista.
O acesso ao bairro Margem Esquerda não poderá mais ser feito passando sob o viaduto pela rua Mario Vanzuita em direção à Ponte Hercilio Deeke. Este fluxo procedente da rua Frei Solano/rua Arnoldo Schramm, que passa defronte aos prédios Alvorada e Monte Carlo, seguirá pela Avenida das Comunidades e entrará para o Centro pela rua Doralício Garcia, seguindo pela São José. Com isso, os motoristas terão a opção de tomar a rua Coronel Aristiliano Ramos pelas ruas Irmãos Krauss, rua Auguto Beduschi e rua São Pedro sentido rua Coronel Aristiliano Ramos e Ponte Hercílio Deeke.
Próximos passos
Além do aprimoramento que será balizado por uma contagem do fluxo de veículos através da Superintendência de Trânsito – Ditran, a Prefeitura Municipal está elaborando projetos executivos dos locais onde haverá necessidade da correção de raios de curva, pavimentação, sinalização indicativa, vertical e horizontal.
Dentro do plano será criada uma rota de ciclistas que interligará, conectará e integrará o transporte coletivo urbano, indo ao Terminal, escola e polos geradores. O pedido foi solicitado pelo Grupo Bike Segura, de Gaspar, e representantes da Federação Catarinense de Ciclismo, com os quais, o assunto será retomado.
Ainda dentro das propostas de alteração, será realizado também o desvio de rota dos ônibus municipais e intermunicipais. Juntamente com a Superintendência de Trânsito – Ditran estão sendo elaboradas rotas do transporte coletivo urbano, ao qual será ainda apreciada pelas empresas que passarão a utilizar os novos trajetos. Neste contexto, haverá a realocação de pontos e abrigos de ônibus.
Contemplando também as mudanças, em todas as bifurcações serão feitas ilhas canalizadoras que distribuirão o tráfego de veículos e darão mais segurança aos pedestres nas travessias.
Segundo a Secretaria de Planejamento Territorial, o Plano de Circulação Viária prenuncia o Anel de Contorno Viário, que fará a preparação de movimentos em bairros, que está na fase de projeto. Nesta terça-feira (24) será lançado o Edital de projeto conceitual e executivo do Anel de Contorno Viário Urbano, o qual prevê a implantação de vias estruturantes na cidade.