Na manhã desta terça-feira (3/10/17), após três anos interditada, foi entregue à comunidade a reforma da Ponte Emma Hemmer, no bairro Badenfurt. A obra demorou cerca de 2 meses e custou R$ 220 mil, um valor segundo o Secretário de Manutenção e Conservação Urbana, bem menor do que o quase R$ 1 milhão cotado inicialmente.
Por meio de estudos, foi possível desenvolver uma solução técnica alternativa com o uso de concreto nas fundações, reduzindo o custo em aproximadamente 70%. Schrube lembrou que a ponte preserva as características originais e o custo da madeira utilizada é bem maior por ser especial. Outro detalhe foi a reconstrução da estrutura nas duas cabeceiras.
A troca da cobertura do telhado por peças de zinco, reduziu o peso em duas toneladas e recuperou características arquitetônicas do início do século. A altura também foi aumentada e com essas duas situações, é possível a passagem de vans. “Foi um privilégio poder restaurar uma obra de arte como essa. Não só está visualmente recuperada, como absolutamente segura, estável e totalmente apta para o trânsito”, destacou Schrubbe.
Outra novidade é uma área para a passagem de pedestres, que antes não tinha. Para isso, foi necessário reduzir a largura da pista, que é de mão única, no sentido do Complexo Viário do Bandenfurt. A ponte fica localizada na Rua Arnold Hemmer, e já está aberta ao trânsito de veículos e pedestres.
Durante a cerimônia, estavam presentes o prefeito Napoleão Bernardes, vários vereadores, representantes da comunidade, como Gilson Hammes, presidente da Associação de Moradores do Bairro Bandenfurt, além do diretor presidente da Hemmer Alimentos, Ericsson Luef.