Por Claus Jensen
Neste sábado (19/8/17), Luciano Huck mostrou a matéria que fez na Escola (EBM) Visconde de Taunay nos dias 26 e 27 de junho. Uma semana antes, a produção pediu que as crianças plantassem sementes. Foi emocionante o que as crianças de Blumenau pediram no quadro “Árvores do Desejo” do programa “Caldeirão do Huck” da Rede Globo.
Alunos dos terceiro, quarto e quinto anos do período matutino participaram escrevendo os seus desejos para alguém. Huck, que chegou em uma fantasia de leão, depois da surpresa, conversou com as crianças e selecionou algumas para ter o seu sonho realizado.
Durante a gravação, um menino respondeu que desejava ter um hamster e que seu primo gripado há três semanas melhorasse. Outro queria arranjar trabalho em uma hamburgueria para ganhar dinheiro e poder comprar um videogame.
Mas os que chamaram a atenção mesmo foram alguns casos, como o de Sara. A menina de 9 anos foi adotada aos 4, e tem um irmão também adotado de 18. Seu desejo era ajudar as crianças do orfanato onde viveu os primeiros anos de sua vida, a terem uma família. É a Instituição de Acolhimento Dr. Germano Selke, em Barra Velha (SC), a quem ela também queria doar roupas e brinquedos.
Sthefane queria que fosse construída uma rampa para a sua amiga cadeirante. Não é a primeira vez que seu pequeno coração grande pensou no próximo. Ela ajudou um amiguinho a realizar o desejo de ter ovos na Páscoa e outro que não tinha material escolar. Seu sonho é ser veterinária ou desenhista.
Letícia disse que queria ser professora de português. Sua mãe trabalha com corte de etiquetas e perdeu seu pai em um acidente de moto em 2014, quando ela tinha 5 anos. Depois da morte dele, a sua mãe conheceu outra pessoa com quem teve mais uma filha. Letícia e a amiga Isabele escreveram o mesmo desejo: cortar o cabelo e doar para quem tem câncer.
Beatriz Galvão, de 11 anos, gostaria que o seu pai aprendesse a ler, porque quando era jovem tinha que trabalhar para ajudar os irmãos. Saiu da casa dos pais com 27 anos, tendo cursado somente o 1º ano. Emanuele Rossini, de 10 anos, tinha o desejo de dar um bouquet de flores para a mãe Adriana.
O desejo de Bruno, que nunca foi ao cinema, era ir pela primeira vez levando seu pai, mãe, irmã e irmão. Ele também não esqueceu de incluir a professora e os seus amigos.
Vinícios tem o sonho de ser cantor, queria ter um violão e aprender a tocar. Nicolas e Cauê sonham em ser jogadores de futebol e foram conhecer o trabalho de base na Chapecoense, mas ainda são muito novos. Aproveitaram para visitar a Arena Condá e receberam o cumprimento de Alan Ruschel, sobrevivente do acidente de avião na Colômbia.
Cinco estudantes foram convidadas para participar ao vivo do programa no Projac, Rio de Janeiro (RJ). Letícia, Sthefane, Isabele, Gabriele e Sara entraram no palco e conversaram com Luciano Huck. Era dia do Criança Esperança, onde atrás, os artistas atendiam ligações na bancada de quem fazia as doações. Acompanharam a viagem, mães das crianças, a Secretaria de educação, Patrícia Lueders e a diretora da escola, Denise Maas Vieira
Algumas fotos dos bastidores feitas pela Secretaria de Educação: