Cerimônia homenageia soldados que participaram de missões de paz da ONU

 

Por Claus Jensen, com imagens de Marlise Cardoso Jensen

Na manhã desta segunda-feira (29/5/17), o 23º BI realizou uma homenagem ao soldados blumenauenses que participaram de Missões de Paz da ONU, conhecidos mundialmente como Peacekeepers. Blumenau já teve 30 militares que fizeram parte dessas missões, que normalmente duram seis meses, enquanto as individuais são de um ano.

Várias autoridades participaram do evento, como o Comandante do 23º Batalhão de Infantaria, Coronel Fernando Cesar Costa de Almeida; o presidente da ACIB, Avelino Lombardi, o secretário da Defesa Civil do Cidadão, Rodrigo Quadros; o vereador Jens Mantau, entre outros.

 

 

Caracterizados pelas boinas e capacetes azuis, o Brasil já participou de aproximadamente 50 missões das Nações Unidas, em que foram enviados cerca de 50 mil militares ao exterior. Atualmente, o Brasil mantém tropas nas missões de paz do Haiti e do Líbano, além de militares como integrantes nas missões do Chipre, República Centro-Africana, Guiné-Bissau, Saara Ocidental, Sudão e Sudão do Sul.

Em 2010, o país passou a contar com o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil — Centro Sérgio Vieira de Mello (CCOPAB), localizado na Vila Militar, no Rio de Janeiro (RJ), voltado à preparação de militares, brasileiros e estrangeiros, que irão compor as missões de paz das Nações Unidas.

Até outubro de 2017, cerca de 1.200 brasileiros, dentre militares das Forças Armadas e Policiais, contribuem para promover ou manter a paz em regiões de conflito. A participação do Brasil em Operações de Manutenção de Paz remonta a datas anteriores à criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira a entrevista do Coronel De Almeida e parte da cerimônia.