Achou quente esta tarde? Imagina para eles quando a maior sensação térmica chegou a 46,3ºC

Foto: Julio Pollhein
Foto: Julio Pollhein

 

Por Claus Jensen

Se está quente dentro de casa, imagine para esses trabalhadores que estão nas obras em frente ao Residencial 25 de Janeiro, sob o sol escaldante das 15h45min, quando os termômetros chegaram aos 41,3°C. A maior sensação térmica chegou a 46,3°C às 12h30min, SEM o capacete e roupas com mangas compridas para evitar queimaduras. Imaginem com essas roupas todas.

Essas duas marcas foram as maiores em Blumenau desde que se iniciaram os registros pelo AlertaBlu, em fevereiro de 2014 pela estação Meteorológica do Parque Ramiro Ruediger.

Ainda às 14h45min, a umidade relativa do ar também estava muito baixa, com 26,9%, quando o mínimo aceitável pela Organização Mundial da Saúde é 30%. Abaixo desse índice, aparecem irritações na pele, nos olhos, nariz e gargantas secos, indisposição, além de acentuar os problemas respiratórios. A chance de incêndios com a baixa umidade também aumenta, por isso é importante cuidar com bitucas de cigarros acessas.

Estes são alguns dos trabalhadores braçais em obras que enfrentam altas temperaturas durante o verão. Por isso, essa postagem é minha homenagem e aproveito para deixar o obrigado. Sem vocês, as ruas, rodovias e obras não sairiam do papel.

A Rua 25 de Janeiro, no bairro Itoupava Norte é uma das ruas onde acontecem as obras de implantação do esgoto em Blumenau. Com elas, o acesso ao residencial acaba sendo mais complicado, mas imagino que os moradores ao verem esses trabalhadores, acabem lembrando que poderiam estar em situação bem pior.