A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina definiu os 20 municípios-piloto do projeto SMS. A seleção foi feita pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, com o auxílio dos coordenadores regionais, diretoria de Prevenção e equipe técnica de Monitoramento e Alerta.
Em cada regional da Defesa Civil, foi escolhido um município. Os testes com alertas via SMS começam em fevereiro de 2017. Ainda é estudado qual número será usado para enviar os alertas.
O objetivo desse projeto é ampliar as plataformas de emissão de alertas de eventos climáticos. Hoje, a Secretaria de Estado da Defesa Civil gera comunicados por meio do site oficial, redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook), coordenadores regionais e municipais e grupos de imprensa.
Para selecionar os municípios, a equipe levou em consideração alguns critérios apontados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número total da população dos 20 municípios deveria fechar em 500 mil habitantes. Também foram considerados os municípios com pouca ou nenhuma estrutura de Defesa Civil e a tipologia de eventos climáticos.
O projeto terá três etapas. A primeira ocorre durante quatro meses com os 20 municípios catarinenses. Depois, o teste é ampliado para todo o Estado e o Brasil. Nessa fase, as pessoas irão cadastrar o CEP de suas residências para receber os alertas. Na terceira etapa, o alerta é emitido por georeferenciamento a partir das antenas de celulares. O cidadão receberá o alerta dentro da área de abrangência de telefonia móvel.
Municípios selecionados – Projeto Piloto envio de SMS