Operação realizada na quinta-feira (10/11/16), resultou na fiscalização de veículos que transportam produtos perigosos. A ação batizada de Diamante de Hommel, por causa do símbolo utilizado em embalagens de produtos perigosos, reuniu cinco estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Participaram da operação, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Nos cinco estados, 792 veículos foram abordados, 121 autuados, 35 advertidos e 11 apreendidos. Em Santa Catarina, pelo menos 120 veículos foram abordados, 11 advertidos e 62 autuados. No Rio Grande do Sul, 151 veículos abordados, 45 autuados e nove apreendidos. No Paraná, a operação abordou 42 veículos, 21 advertidos, 14 autuados e um foi apreendido. Destaque para Mato Grosso do Sul, com 21 veículos abordados e apenas um foi advertido. Assim como São Paulo que abordou 458 veículos, apenas dois advertidos e um apreendido.
Defesa Civil de Santa Catarina atuou nos postos da Polícia Militar Rodoviária nos municípios de Bom Jesus, Campo Alegre e Iporã do Oeste, em parceria com Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Fundação Meio Ambiente, Conselho Regional de Química, Vigilância sanitária, ANTT, Corpo de Bombeiros Militar e Comunitários, Deinfra, Secretaria da Saúde.
O objetivo é verificar se os procedimentos e os itens de segurança exigidos por lei são respeitados pelas transportadoras e motoristas. Com a operação, é possível garantir que as pessoas que transitam pelas estradas tenham mais segurança. Também é possível verificar quais são os itens que mais têm tido problema. Dessa forma, desenvolver ações preventivas.
Por Cleiton Ferrasso, da Secretaria de Estado da Defesa Civil