domingo, 5 dezembro 2021
InícioGeral870 famílias blumenauenses vão ter desconto de 50% na fatura de água

870 famílias blumenauenses vão ter desconto de 50% na fatura de água

Ficar sem tomar banho, não poder lavar a louça, muito menos a roupa, é um desconforto difícil de ser compensado. Mas poderia ter sido deixado passar em branco.Dar um desconto de 50% nas faturas de quem foi atingido pelo problema,  foi um paleativo que a prefeitura achou de compensar a falta de água em vários bairros, resultado de anos sem investimento nas sucessivas gestões do SAMAE.

Aí juntou um período de forte calor, não deu outra: vários bairros foram prejudicados. Houve muito oportunismo político na questão. Mas temos que reconhecer quando há boa vontade.

Vejam a nota que prefeitura divulgou no site oficial:

Um total de 870 famílias residentes na rua Franz Muller e transversais, no bairro da Velha Grande, serão contemplados com o desconto de 50% na fatura de água nos meses de abril e maio. A medida atende determinação do prefeito Napoleão Bernardes que, no início de fevereiro, em função da falta de água em alguns pontos da cidade, solicitou ao Samae um levantamento dos moradores no município que ficaram prejudicados naquele período. Com a medida, as 870 famílias, que já pagam a taxa mínima de água no valor de R$ 23,10, vão pagar durante dois meses (período em que o abastecimento falhou na região) a tarifa social no valor de R$ 11,50.

O levantamento do Samae apontou ainda que outros pontos da cidade ficaram sem o abastecimento de água naquele período. Segundo o gerente de manutenção da autarquia, Vilson Correa, quem paga acima da taxa mínima e portanto utiliza um volume maior de dez metros cúbicos de água não sofreu prejuízo financeiro em janeiro e fevereiro. “Como não utilizou a água não precisou pagar”, diz.

Já as pessoas que pagam a tarifa social efetuarão o pagamento normalmente, visto que elas já recebem subsídio para pagar menos pelo consumo. São enquadradas neste segmento de tarifa social famílias de baixa renda que residem em imóvel com menos de 60 metros quadrados.

.Além desta compensação às famílias, a administração pública também está investindo na ampliação do abastecimento de água na rua Franz Muller. Dos mil metros de extensão da nova rede adutora, 700 metros da via já contam com a tubulação implantada, incluindo o passeio refeito. A equipe da autarquia está se concentrando nos últimos 250 metros de extensão da via. A nova rede vai utilizar tubulação de 250 milímetros, permitindo levar água aos moradores das partes mais altas da região, como o Morro Dona Edith e Figueira, por exemplo.

Calor

Em janeiro e fevereiro, o país viveu a maior onde de calor dos últimos 90 anos, o que fez aumentar significativamente o consumo de água em todo o município. A temperatura alcançou a marca dos 40 graus, além da falta de chuvas durante todo este período. Este comportamento foi resultado da influência de um bloqueio atmosférico nestes meses posicionado do Oceano Pacífico, que mantém a presença de uma massa de ar seco e quente nas proximidades do Sul do Brasil, impedindo o avanço de frentes frias.

via PMB | Texto: Joni César

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS