84 paratletas e 23 dirigentes de Blumenau participam dos Parajasc em Criciúma

 

Fotos: Marcelo Martins

Começam nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que ocorrem em Criciúma até o dia 6. Blumenau estará representada por 84 paratletas e 23 dirigentes e equipe de apoio, a maior delegação da história da cidade na competição. A maioria deles são do Programa Paradesporto Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Desportos (FMD).

 

 

Segundo a diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, Blumenau deve brigar para terminar entre os cinco melhores na classificação geral – no ano passado ficou em oitavo. “Nós temos condições de melhorar as marcas em todas as modalidades”, projeta.

Boa parte dos atletas vai disputar a competição pela primeira vez. Alguns deles vêm das categorias de base e completaram 15 anos, idade mínima dos Parajasc. Mas houve também um incremento no paradesporto adulto, que cresceu cerca de 30% no ano. “Muitos vão participar de um campeonato pela primeira vez já com índices que os credenciam para brigar por medalhas no Brasileiro. Estamos confiantes com a equipe”, afirma Giselle.

 

 

A cerimônia oficial de abertura será nesta sexta-feira, às 19 horas, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. As disputas iniciarão no sábado e seguirão durante a semana. Os Parajasc são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte.

Equipes de Blumenau

Atletismo
2 e 3 de dezembro (DI)
4 e 5 de dezembro (DF/DV/SD)

Bocha DF andante (M/F)
2 a 5 de dezembro

Bocha DF cadeirante (M)
2 a 5 de dezembro

Bocha DI (M/F)
2 a 6 de dezembro

Bocha Paralímpic
2 a 6 de dezembro

Futsal DA (M)
2 a 6 de dezembro

Goalball (M/F)
2 a 4 de dezembro

Natação
5 e 6 de dezembro (DA/DF/DI/DV)

Tênis de mesa
2 a 4 de dezembro (DA/DF andante/DF cadeirante/DI)

Xadrez
3 a 5 de dezembro (DA)

DA: Deficiente Auditivo
DF: Deficiente Físico
DI: Deficiente Intelectual
DV: Deficiente Visual
SD: Síndrome de Down

Por Julimar Pivatto, da PMB