Prefeitura anuncia novas ações no Programa Gestão Transparente 2016

Gestao-Transparente-2016_9-12-15_02
Durante evento, também foram entregues as assinaturas colhidas em prol do movimento 10 Medidas Contra a Corrupção.

Textos: Yara Schram | Fotos: Michele Lamin

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, apresentou à comunidade o novo pacote de ações de transparência para 2016. Durante o evento, que ocorre no Salão Nobre, também foram entregues ao Ministério Público Federal 1700 assinaturas colhidas em prol do movimento 10 Medidas Contra a Corrupção.

Procuradora do Ministério Público Federal, Rafaella Alberici e o Prefeito Municipal Napoleão Bernardes
Procuradora do Ministério Público Federal, Rafaella Alberici e o Prefeito Municipal Napoleão Bernardes

As assinaturas começaram a serem colhidas no mês de novembro em diversos pontos, distribuídos no prédio principal da Administração Municipal, além da Praça do Empreendedor, Praças do Cidadão, Fundações e Autarquias. Mesmo após a entrega, quem quiser aderir ao movimento poderá procurar um destes locais. Para registrar a adesão ao movimento, é necessário estar munido com CPF e título de eleitor. Até o momento, Blumenau registrou 10.800 assinaturas, metade do que já foi colhido em todo o estado. A procuradora do Ministério Público Federal, Rafaella Alberici, destacou que este é um importante passo para a prevenção da corrupção e proteção de quem denuncia, além de garantir que o dinheiro desviado seja recuperado e efetivamente não suma.

Gestao-Transparente-2016_9-12-15_01

O secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, falou sobre as metas de transparência que serão ampliadas e consolidadas em 2016. São quatro novos eixos que contemplam 16 ações, dentre elas: implantar medidas que objetivam garantir acessibilidade para pessoas com deficiências; a publicação das diárias de servidores e comissionados; a disponibilização de um mapa interativo da locação de imóveis, bem como a divulgação dos Planos Municipais no portal. Além disso, o pacote engloba ações como a criação de uma cartilha de acesso à informação e vídeos explicativos para acesso ao Portal da Transparência. Todas as medidas de transparência já realizadas no município e as novas metas podem ser conferidas aqui.

Durante o evento, o prefeito Napoleão Bernardes destacou que estas ações são primordiais para nortear um gestor sério e responsável. Ele ainda ressaltou que ter a comunidade ao lado, cobrando, fiscalizando e monitorando faz toda a diferença para que as coisas ocorram da maneira correta, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de ações positivas no município.

via PMB

Gestao-Transparente-2016_9-12-15_05

Gestao-Transparente-2016_9-12-15_04