domingo, 17 outubro 2021
InícioGeral550 Guias de Trânsito Animal (GTA) já foram expedidas

550 Guias de Trânsito Animal (GTA) já foram expedidas

gado-pasto

Texto: Yara Schram

A descentralização no serviço de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) facilita a vida dos agricultores e produtores rurais de Blumenau. Desde quando o serviço começou a ser oferecido pela Prefeitura, através das Intendências do Garcia e da Vila Itoupava, cerca de 550 documentos já foram expedidos. O serviço é ofertado por meio de um convênio firmado entre a Administração Municipal e Governo do Estado.

Antes, o documento era emitido apenas na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), no Salto do Norte, demandando muito tempo do cidadão para conseguir a guia, principalmente para os agricultores e produtores rurais da região sul da cidade. Agora, o serviço é ofertado nos dois extremos do município, reduzindo o trajeto necessário para solicitar o documento.

A guia é obrigatória para o transporte de todos os animais, exceto cães e gatos. Ela tem papel fundamental no sentido de controlar a sanidade dos animais movimentados em território nacional. O documento contém todas as informações sobre a procedência dos animais, garantindo para a comunidade produtos seguros para o consumo das pessoas.

Quem precisar do documento pode procurar a Intendência do Garcia ou a da Vila Itoupava, das 8h às 11h e das 13h às 16h. É preciso estar munido com documentos pessoais, além de atestado veterinário que comprove as condições de saúde do animal que será transportado. No caso de eqüinos, o atestado deve, ainda, conter exames de anemia e influenza.

via SECOM / Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS