domingo, 1 agosto 2021
InícioEsporteParadesporto2ª edição dos Jogos Paradesportivos de Blumenau começa nesta quinta-feira (8/07)

2ª edição dos Jogos Paradesportivos de Blumenau começa nesta quinta-feira (8/07)

Serão mais de 600 participantes de 56 clubes de todas as regiões do Brasil, além de três países da América do Sul.

A 2ª edição dos Jogos Paradesportivos de Blumenau começa nesta quinta-feira (8/07/21), e segue até 18 de julho. Promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), Programa Paradesporto e Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), a competição vai reunir de forma on-line mais de 600 paratletas de 56 clubes em 13 modalidades. Esta edição recebeu inscrições de todas as regiões do Brasil e mais da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Os participantes estão divididos em 13 modalidades: Para-Atletismo; Para-Natação; Para-Ciclismo; Para-Remo; Basquetebol sobre Cadeira de Rodas; Handebol sobre Cadeira de Rodas; Bocha Raffa; Bocha Paralímpica; Equitação Adaptada; Futsal D.A.; Goaball; Tênis de Mesa Paralímpico e Xadrez.

Nesta edição as novidades passam pela criação de três categorias de idade, com o intuito de ampliar a participação dos jogos. Com isso terá a Categoria A, para nascidos de 2007 a 2009; a Categoria B, para nascidos de 2004 a 2006; e a Categoria Geral, para os atletas nascidos até 2003. Além disso, foram feitas algumas alterações em modalidades e a inclusão do Challenge da Bocha Paralímpica, que consiste no envio de um vídeo com uma jogada espetacular da bocha paralímpica.

Para a diretora de Desenvolvimento do Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, os jogos já são um sucesso pela quantidade de participantes que superou a expectativa inicial. “É uma iniciativa diferenciada a nível nacional. Estamos muito felizes com a participação expressiva de alunos, clubes e até países”, diz.

Giselle destaca ainda a importância dos jogos neste momento de Pandemia, em que os paratletas estão sem competir. “Será um momento de integração e motivação aos atletas que logo poderão competir em jogos presenciais. Uma forma de movimentar o esporte paralímpico no Brasil”, completa.

Da primeira edição para esta foi registrado quase o dobro de clubes e participantes inscritos, o que prova a importância da iniciativa e ratifica o trabalho desenvolvido em Blumenau. Hoje o programa conta com mais de 500 paratletas, 12 modalidades e 44 polos.

Modo de disputa

Os resultados serão comprovados por meio de vídeos e uma planilha de Excel disponibilizada no Drive dos Jogos Paradesportivos, contando sempre com a ética de cada atleta e clube na informação dos dados obtidos. O regulamento dos Jogos Paradesportivos de Blumenau está disponível neste link.

Além disto, este ano ocorrerá novamente a votação aberta para a escolha dos Paratletas Destaques da competição. No ano passado foram 17 indicados pelos clubes, que receberam mais de 30 mil votos para a escolha dos Destaques. O encerramento será feito por meio de uma live marcada para o dia 26 de julho, onde serão divulgados os resultados dos Jogos.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS