22º FENATIB será realizado entre os dias 3 a 10 de maio em Blumenau

 

 

 

O 22º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) acontecerá nos dias 3 a 10 de maio no Teatro Carlos Gomes. A iniciativa do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e do Ministério da Cidadania, prevê apresentações diárias com entrada franca. Os espetáculos acontecerão nos auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes. Já a mostra Regional de Teatro, será realizada no Cine Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau.

Será uma jornada cultural com 13 espetáculos e 32 apresentações, de grupos selecionados que vem de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. Além das apresentações teatrais para as escolas que se inscreveram, haverá uma programação paralela com mostra regional de teatro.

Estão programadas quatro oficinas, sendo três delas específicas para professores. Shirlei Dickmmann falará da arte de narrar histórias no cotidiano educacional, enquanto Sabrina Moura tratará sobre o uso da Sala de Aula como território para as práticas de mediação teatral. Já Rafael Koehler comentará sobre o teatro e a performance na educação infantil.

As atividades integram a programação do festival. Nos dias 5 e 6, ocorrerá uma mesa de estudos sobre teatro para crianças.

O Fenatib foi criado em 1997 e chega à sua 22º edição graças às empresas que apóiam e incentivam a cultura através da Lei Rouanet. Em 2019 foi possível realizar com as parcerias das empresas Cooper, Benner, Bradesco, Cia Hemmer, Carton Druck, Agrosul, Eletro Aço Altona, FeelClean, BRDE, Gráfica 43, Giassi Supermercados, Senior Sistemas, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), Conselho Municipal do Meio Ambiente além do apoio das empresas WK Sistemas, Tarpan, Blu Bordados, Cromix, Printset, e Teatro Carlos Gomes, e do movimento Teatrando.

Confira as atrações de cada dia em maio:

Dia 3 (Sexta-Feira)

Espetáculo: 2 Mundos – Cia Lumiato Teatro de formas animadas – Brasília – DF
Autoria: Maria Soledad Garcia
Direção: Alexandre Fávero
Faixa Etária: A partir de 9 anos
Horários: 15h / 19h
Duração do Espetáculo: 45 minutos
Local: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente. 2 MUNDOS conta a historia do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.

O espetáculo 2 MUNDOS convida o espectador a entrar no espaço cênico ampliando a percepção dos sentidos e vivendo de perto a performance dos atores sombristas. Sem o uso da palavra, apresenta os ambientes de maneira audiovisual sendo a música fundamental para aprofundar os diferentes sentimentos que atravessam as cenas e chegar a um clima de intimidade com o espectador.

 

Dia 3 (Sexta-feira)

Espetáculo: O velho lobo do mar – Trip Teatro – Rio do Sul – SC
Autoria: Willian Sieverdt
Direção: Willian Sieverdt
Faixa Etária: A partir de 5 anos
Horários: 9h30 / 15h30 / 19h30
Duração do Espetáculo: 35min (20min de apresentação + 15min de interação com o público)
Local: Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma baleia, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como “O Velho Lobo do Mar”.

 

Dia 4 (Sábado)

Espetáculo: Para Contar Estrelas – Grupo Cirandela – Criciúma – SC
Autoria: O Grupo
Direção: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques
Faixa Etária: A partir 8 anos
Horários: 10h / 15h30 / 19h30
Duração do Espetáculo: 50 minutos
Local: Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Os Guardadores de Tempo Prócion e Kuiper viajam pelo universo para capturar os mais variados tipos de tempo. Eles obedecem ao relógio, aquele que dita o procedimento padrão. Mas aqui eles se deparam com um tempo diferente, um novo tempo. Isso muda tudo, transforma, causa mutação. Vão mudar o procedimento padrão? Vão guardar o tempo ou brincar com o tempo na mão? Vão obedecer ou fazer revolução? Você guarda o tempo ou o tempo que te guarda? Você tem tempo “Para Contar Estrelas”?

 

Dia 5 (Domingo)

Espetáculo: Brincando com Lixo – Cia Beto Malabares – Gaspar – SC
Autoria: Roberto Vasselai
Direção: Roberto Vasselai
Faixa Etária: A partir de 7 anos
Horários: 10h / 15h30 / 19h30
Duração do Espetáculo: 40 minutos
Local: Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: É um espetáculo de marionetes que remete a arte circense. Os bonecos são feitos com diversos materiais reciclados e se divertem fazendo acrobacias no balanço, demonstração de equilíbrio e malabarismo.

 

Dia 6 (Segunda-feira)

Espetáculo: Era uma vez um tirano – Cia Cerne – São João de Meriti – RJ
Autoria: Ana Maria Machado
Direção: Vinicius Baião
Faixa Etária: A partir de 6 anos
Horários: 9h / 15h / 19h30
Duração do Espetáculo: 60 minutos
Local: Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Primeira adaptação teatral brasileira de “Era Uma Vez um Tirano” (livro clássico de Ana Maria Machado que completou 35 anos de publicação em 2017), o espetáculo narra a história de um lugar feliz e colorido, não se sabe se aqui pertinho ou muito longe, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos por parte do Tirano, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza. Além de homenagear sua autora, esta montagem pretende fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas.

 

Dia 7 (Terça-Feira)

Espetáculo: Ogroleto – Grupo Pavilhão da Magnólia – Fortaleza – CE
Autoria: Suzanne Lebeau
Direção: Miguel Vellhinho
Faixa Etária: A partir 10 anos
Horários: 9h / 15h / 19h30
Duração do Espetáculo: 60 minutos
Local: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Uma criança que descobre que não é igual às outras. E tem que aprender aceitar e lidar com essa diferença. Com a dificuldade de adaptação, o sentimento de inadequação a frustração que envolvem este a descoberta.

Esse é o contexto de Ogroleto de Suzanne Lebeau, uma obra que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poética.

 

Dia 8 (Quarta-Feira)

Espetáculo: Chapeuzinho Vermelho – O Trem – Companhia de Teatro – Belo Horizonte (MG)
Autoria: Livia Gaudencio
Direção: Livia Gaudencio
Faixa Etária: A partir 3 anos
Horários: 9h / 15h / 19h
Duração do Espetáculo: 60 minutos
Local: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: A montagem de “Chapeuzinho Vermelho” faz uma releitura da clássica história da menina que vai pela floresta levar doces para a avó e acaba se encontrando com um lobo mau. Nesta versão, os atores da trupe apresentam o ponto de vista de cada um dos personagens – afinal, todos querem sair de inocente ou herói desta história. Através de músicas e muita criatividade, os atores vão se revezando em todos os papéis. Sem perder a musicalidade, o humor e a criatividade, a versão deste clássico da literatura mundial traz temas e discussões da contemporaneidade.

 

Dia 8 (Quarta-feira)

Espetáculo: Carlos Felipe em apuros – Namakaca – São Paulo (SP)
Autoria: CafiOtta
Direção: Grupo Namakaca
Faixa Etária: A partir 4 anos
Horários: 9h30 / 15h30 / 19h30
Duração do Espetáculo: 50 minutos
Local: Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Carlos Felipe é um homem elegante, educado e fino.
Sua vida segue aparentemente em equilíbrio, mas seu universo é repleto de pequenos problemas. A partir daí técnicas de equilibrismo, malabares e palhaço são usadas para que Carlos Felipe e a platéia divirtam-se sem parar.
Um espetáculo simples, quase sem texto, baseado na relação entre o artista, o público e o espaço a sua volta.

 

Dia 9 (Quinta-Feira)

Espetáculo: O pequeno príncipe – O Dromedário Loquaz – Florianópolis (SC)
Autoria: Adaptação de Sulanger Bavaresco
Direção: Sulanger Bavaresco
Faixa Etária: A partir 5 anos
Horários: 9h / 15h / 19h30
Duração do Espetáculo: 75 minutos
Local: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: A história da peça se passa no deserto do Saara onde um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o rei, o vaidoso, o homem de negócios, o geógrafo, o acendedor de lampiões, a serpente e a raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

 

Dia 10 (Sexta-Feira )

Espetáculo: O gato malhado e a andorinha Sinhá – Cia de Teatro Sala 3 – Goiânia – GO
Autoria: Altair de Sousa
Direção: Altair de Sousa
Faixa Etária: A partir 4 anos
Horários: 9h / 15h / 19h30
Duração do Espetáculo: 50 minutos
Local: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes

Sinopse: Uma fábula que narra à história de transformação das criaturas sob a influência do amor, num desenrolar de declarações que permeiam as quatro estações. Gato e andorinha, espécies que originalmente vivem em descompasso, apaixonam-se e degustam de uma melodia que aos poucos é interferida pelos ruídos do restante da população que vive no parque. Um amor impossível, assistido de perto pelo preconceito dos outros animais, que trazem impressos em si um retrato sócio-político da sociedade em que estamos inseridos.
Um amor que percorre todas as estações do ano, nos quais sobram apenas as lembranças e uma pétala de rosa vermelha que marca para sempre o coração do apaixonado Gato Malhado. “Gato e Andorinha estarão sempre juntos no momento em que acontecer em nós uma História de Amor.”

 

MOSTRA REGIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS

Dia 5 (Domingo)

Espetáculo: Ozônio & Clássicos do Teatro
Autoria: Coletiva
Direção: Giba de Oliveira
Faixa Etária: A partir de 10 anos
Horário: 10h30
Duração do Espetáculo: 40min
Local: Cine Teatro Edith Gaertner – Fundação Cultural de Blumenau

Sinopse: O espetáculo tem no elenco os alunos do Curso de Teatro ministrado pela Companhia Arteatroz e é dividido em 02(duas) partes:
“Ozônio” – Trata-se de uma comédia de ficção onde um grupo de teatro é contratado para representar um roteiro escrito por um diretor mal intencionado no qual narra os primeiros contatos dos colonos imigrantes com a cidade de Blumenau, de acordo com o historiador Ivan Klaus, um completo lunático. Com a turma de alunos do curso de teatro das quartas feiras vespertino; e “Clássicos do Teatro” – A peça mostra 04(quatro) cenas de textos considerados clássicos do teatro, são elas: “Romeu e Julieta” e “MacBeth”, de William Shakespeare; “Esperando Godot”, de Samuel Becket; e “Pluft – O Fantasminha”, de Maria Clara Machado. Com os alunos do curso de teatro de quintas feiras noturno.

Dia 5 (Domingo)

Espetáculo: Fritz Müller no Vale das descobertas
Autoria: Priscila Gilinski e Rafael Leandro
Direção: Priscila Gilinski e Rafael Leandro
Faixa Etária: Livre
Horário: 14h30
Duração do Espetáculo: 18min
Local: Cine Teatro Edith Gaertner – Fundação Cultural de Blumenau

Sinopse: O Espetáculo conta a história de amizade do naturalista e pesquisador Fritz Müller e o índio Xokleng Lino. Vivem uma aventura na floresta em busca de uma borboleta rara e contam com a ajuda da serelepe capivara Piva, com participação do vaga-lume e do Sr. Caranguejo.

&nbdp;

Dia 6 (Segunda-feira)

Espetáculo: Rosas Vs Cravos
Autoria: Adaptação de texto Amanda e Gabriele
Direção: Tábata
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Horário: 14h30
Duração do Espetáculo: 10min
Local: Cine Teatro Edith Gaertner – Fundação Cultural de Blumenau

Sinopse: Helena presa por intolerância religiosa, é a protagonista de uma história narrada por Tereza, uma das presidiárias responsável pela limpeza das áreas comuns do presídio. Tereza envolvida com a condição e a história de Helena sente-se na obrigação de ajudá-la em meio aquele regime militar. O drama ilustra uma partícula sobre a oposição e resistência ao regime militar do Brasil da década de 1960.

 

MESA DE ESTUDOS SOBRE TEATRO PARA CRIANÇAS

Dia 4 (Sábado )
Horário: 14h
Local: Teatro Carlos Gomes

Teatro para Crianças – Sobre a incompreensão ao redor

Palestrantes:

Miguel Vellinho Vieira, Professor Doutorando do PPGAC – UNIRIO – Rio de Janeiro -Diretor da Cia PeQuod – Teatro de Animação/Professor do curso de Licenciatura em Teatro – UNIRIO, Coordenador do Projeto de Extensão O Hospital como universo cênico.
A relação entre escola, teatro e a arte do espectador

Sabrina Moura, Mestranda da Universidade do Estado de Santa Catarina– Udesc, pós-graduada em Filosofia Contemporânea – FACEL, atriz e professora da Cia Carona de Teatro de Blumenau

Coordenador de mesa:

Humberto Braga – Formação em Teatro na Instituição de ensino Escola de Teatro Martins Penna, Diretor de Produção teatral, Ingressou no Serviço público em 1968. Ligado ao teatro, Humberto Braga já foi diretor do Departamento de Artes Cênicas na Fundação Nacional de Artes e ex – Secretário do Ministério da Cultura.

 

OFICINAS – ENCONTRO DE FORMAÇÃO

1) Malabares – Roberto Vascelai e Rosinha Walter. Bonequeiros, atores, diretores e criadores do Grupo de Teatro Beto Malabares e arte educadores.
Datas: 3 a 10 de maio de 2019.
Horário: 8h às 10h e 13h às 15h
Em frente ao Teatro Carlos Gomes

2) Formação de Professores: Sala de aula como território para as práticas de mediação teatral – Sabrina Moura – Mestranda em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc, pós-graduada em Filosofia Contemporânea – FACEL, atriz e professora da Cia Carona de Teatro, Blumenau/SC.
Data: 04 de maio de 2019
Horário: 9h às 11h
Local: Sala Cia Carona de Teatro – Teatro Carlos Gomes

3) A arte de narrar histórias no cotidiano educacional

Shirlei Dickmann – Pedagoga – Especialista em Educação: Leitura, Letramento, Arte e Literatura. CESUSC. Contadora de histórias e coordenadora de projetos de leitura da Fundação Cultural de Blumenau.
Dias 8 e 9, das 19h30 às 21h30.
Local: Espaço Elfy Eggert, Fundação Cultural de Blumenau.

4) Teatro e Performance na Educação Infantil

Rafael Koehler – Ator e Professor de Teatro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a pesquisa “Teatro na Educação Infantil: entre o jogo e a performance”. Bacharel e Licenciado em Teatro pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integrante do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq). Blumenau/SC.
Dia 5, das 14h às 18h
Local: Sala Cia Carona de Teatro – Teatro Carlos Gomes

ANÁLISE DOS ESPETÁCULOS

Todos os dias, às 17h
Local: Teatro Carlos Gomes

Humberto Braga – Formação em Teatro na Instituição de ensino Escola de Teatro Martins Penna, Diretor de Produção Cultural/RJ

Antonio Lauro de Oliveira Góes – Professor Doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro da UFRJ, atuando, principalmente, nos seguintes temas: artes cênicas, dramaturgia, cultura e literatura brasileiras.

Romualdo Luciano Pepe Sedrez – Diretor, ator e professor da Cia Carona de Blumenau

22º FENATIB
Data: 3 à 10 de maio
Entrada Gratuita.
Local: Teatro Carlos Gomes e Fundação Cultural de Blumenau